Inspirados em contos africanos, contadores de história divertem a criançada nas bibliotecas públicas de SP

Inspirados em contos africanos, contadores de história divertem a criançada nas bibliotecas públicas de SP

12/08/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Desde o dia 1º de dezembro, personagens inspiradas em contos africanos vêm ocupando os espaços das bibliotecas municipais de São Paulo para fazer a alegria da criançada. Trata-se do circuito As Netas de Aso, organizado pelo Brincaderia, coletiva formada por educadores e artistas brincantes, que têm como princípio a autonomia e o protagonismo na infância.

Até o dia 11 de dezembro, a coletiva apresentará, de forma totalmente lúdica, uma história inspirada nos contos de Kwaku Anansi, originários do Gana, na África Ocidental. Seus contos pertenciam a uma tradição exclusivamente oral e se tornaram parte proeminente e familiar da cultura oral Ashant. Da mesma forma, foi a tradição oral que as introduziram no resto do mundo.

Durante a programação do circuito, os pequenos serão guiados por Aso, protagonista dos contos de Anansi. Com sua sabedoria, ela ensinou Anansi a obter o grande baú com as histórias do mundo e, por meio do olhar da personagem, o Brincaderia oferece musicalidade, cores e muita criatividade para um novo contar.

Confira a seguir um pequeno trecho da história que levará os pequenos a uma verdaderia aventura em que serão convidados a tecer, junto com os personagens, uma grande teia do conhecimento.

Nas beiradas das paredes do mundo moram três aranhas fiandeiras, que estão ali há tanto tempo, que já viram e ouviram muitos causos e histórias, tornando-as as criaturas mais sábias e astutas de toda a criação. São detentoras de um conhecimento tão vasto que para não esquecer elas contam e recontam as histórias uma para outra, rotineiramente, dia após dia, enquanto tecem suas teias compulsoriamente como se estivessem transcrevendo nas paredes do mundo sua própria trajetória, como um espelho do tempo.

Confira a programação:

08/12 às 11h (Quarta) @bibliotecacoracoralinasp08/12 ás 15h (Quarta) @bibliotecajamilhaddad10/12 (Sexta) às 10h na @bibliotecapejoseanchieta11/12 (Sábado) às 11h @bibliotecabritobroca11/12 às (Sábado) às 14h @bibliotecaericoverissimo

Mais informações: www.facebook.com/labrincaderia ou @labrincaderia