Grupo de brincantes apresenta o modernismo de forma lúdica e divertida nas bibliotecas de SP

Grupo de brincantes apresenta o modernismo de forma lúdica e divertida nas bibliotecas de SP

05/08/2022 0 Por Mariana Mascarenhas

Crédito da imagem: @photomilena

Atividade faz parte do projeto Trilhinha Modernista, que visa apresentar o movimento cultural e literário às crianças, e terá mais cinco apresentações apenas

 

Neste ano de 2022, em que celebramos o centenário da Semana de Arte Moderna, no Brasil, o coletivo Vem Brincar tem revivido esse movimento artístico, cultural e literário, que prezava a libertação e valorização da cultura brasileira, com muita ludicidade e diversão. Trata-se da intervenção artística Trilhinha Modernista, que está circulando pelas bibliotecas públicas de São Paulo, desde fevereiro deste ano, e agora fará suas últimas apresentações até o dia 20 de maio.

O projeto foi desenvolvido pelo coletivo com o intuito de apresentar o modernismo para as crianças por meio de brincadeiras e do protagonismo infantil, inserindo os pequenos nas riquezas da estética desse movimento artístico em um encontro com a arquitetura, literatura e artes plásticas.

Créditos das imagens: @photomilena

Criado em 2010, o grupo Vem Brincar surgiu com a proposta de possibilitar espaços brincantes em ambientes diversos, transformando os espaços públicos e proporcionando o senso de pertencimento e usufruição por meio da sociedade civil. Seus integrantes, conhecidos como facilitadores do brincar, visam as intersecções das artes e literatura para ressignificar o brincar pré-moldado ao qual a sociedade se acostumou.

De acordo com Fabiana Lima dos Santos, articuladora, produtora cultural e gestora do Movimento Vem Brincar, o coletivo já atuou em diversas ocupações culturais como creches, CEI’S (Centros de Educação Infantil) e EMEI’S (Escolas Municipais de Educação Infantil), junto aos artistas educadores e brincantes que fortalecem a proposta do movimento.

Quem quiser participar da Trilhinha Modernista basta comparecer a uma das bibliotecas a seguir no horário marcado. A entrada é gratuita.

Biblioteca Brito Broca

Terça-feira, 10 de maio de 2022 às 14h

Av. Mutinga, 1425 – Vila Pirituba, São Paulo – SP

Biblioteca Adelpha Figueiredo

Quinta-feira, 12 de maio de 2022 às 10h

Praça Ilo Ottani, 146 – Pari, São Paulo – SP

Biblioteca Sylvia Orthof

Sábado, 14 de maio de 2022 às 11h

Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi, São Paulo – SP

Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Quarta-feira, 18 de maio de 2022 às 10h

R. Dr. Artur Fajardo, 447 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP

Biblioteca Affonso Taunay

Sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 10h

Rua Taquari, 549 – Mooca, São Paulo – SP

Mais informações no instagram: @vembrincarcacuria