Cuidado! Macaco originário do nordeste pode causar doenças
Um macaco exótico, originário do nordeste brasileiro, está ampliando a sua área de ocorrência em toda a América Latina, por conta de sua utilização doméstica.
Trata-se do Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), pequeno macaco que se tornou motivo de preocupação para a saúde no nordeste do Brasil, pois, de acordo com estudos feitos naquela região, este animal pode ser transmissor do vírus da raiva.
Presente em toda a Baixada Santista, vem se tornando comum em Peruíbe, onde pode ser visto nas bordas das matas e em bairros arborizados.
De acordo com o biólogo e ornitólogo, Bruno Lima, esta espécie é considerada uma praga em nossa região, por não ter predador natural. Ele ainda comentou que este bicho se alimenta de ovos das aves nativas. “A zoonose da cidade deveria fazer o controle para que não se espalhe ainda mais. Já foi vista em Itanhaém e agora a confirmação de que vive em Peruíbe. Se deixar, se multiplica ainda mais”. Comentou.
É válido lembrar que é preciso tomar cuidado aos se aproximar de animais silvestres. Recentemente, O Garoçá filmou este animal na zona Rural de Peruíbe. Confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=BA4Seftc9yo
Reportagem: Márcio Ribeiro
Foto e Filmagens: Márcio Ribeiro
Postagem: O Garoçá
O Garoçá: “Sair do comum e mostrar o diferente ninguém faz”
Todos os direitos reservados – Dezembro de 2016
Leia outras histórias
Exposição na Igreja matriz reúne padroeiras da América Latina
Dida Modolo apresenta repertório inédito com 15 canções
Bióloga mexicana fotografa gavião ameaçado de extinção na Zona Rural de Peruíbe
Grupo Manema faz live neste sábado, 20/06, a partir das 20 horas
Dupla é presa após assalto e parte da população elogia monitoramento por câmeras
Fotos: Bicho bizarro aparece morto da praia de Peruíbe
Observação de pássaros ajuda a preservar as aves e movimenta o turismo de Peruíbe
Nova tentativa de demolição ameaça famílias caiçaras remanescentes na Jureia, em SP
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."