Peruíbe participa da segunda greve global pelo clima
Estudantes de diversas partes do mundo realizaram nesta sexta-feira (24) a segunda greve global pelo clima para cobrar das autoridades ações mais efetivas contra as mudanças climáticas. E Peruíbe não ficou de fora.
Por aqui, a ação foi educativa e de conscientização com palestras e o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica – adquiridas em Itanhaém – na E.M. Fernando Nepomuceno, sob a coordenação do biólogo, Bruno Lima, e da Engenheira Agrônoma, Mari Polachini.
“Conseguimos! Nosso município participou novamente da Greve pelo clima. Entramos novamente para o quadro de municípios que estão envolvidos na luta contra a crise climática. Foram muitas caminhadas debaixo de sol e chuva, muita saliva gasta para convencermos as escolas a aceitarem um evento quase de última hora e muitas idas e vindas”
Disse, Bruno Lima
“Apesar da chuva, ficamos satisfeitos com os resultados. Sempre é uma oportunidade incrível poder falar às crianças sobre a importância do nosso meio ambiente e a diversidade maravilhosa da nossa natureza. Gostaria de dizer sobre o imenso carinho que recebemos dos alunos e professores da EMEF Prof. Fernando Nepomuceno, do quanto foi gratificante poder conversar sobre o meio ambiente e sentir o envolvimento das crianças com essa questão tão importante”
Falou, Mari Polachini
O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com a ativista adolescente Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas em sua escola, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global.
Na Suécia, houve manifestação em Estocolmo.
Na Alemanha, um grupo de jovens se reuniu em Muenster, no noroeste do país.
Na Inglaterra, o protesto ocorreu em Londres.
Na Itália, a manifestação aconteceu em Roma.
Na Noruega, manifestantes bloquearam a entrada do Banco Central do país pedindo que o fundo de investimentos pare de financiar empresas que queimam carvão, de acordo com a agência Reuters.
Em Portugal, os manifestantes se reuniram em frente ao parlamento em Lisboa.
No dia 27 de setembro deste ano, está prevista uma greve geral em todo o mundo.
Texto e Pesquisa: Márcio Ribeiro
Foto: Mari Polachini
Imagem Terra: Pixabay
Fonte: G1
Contato: [email protected]
Leia outras histórias
Obra no Chico Latim vai custar 235 mil aos cofres públicos
Praia do Costão pode ganhar projeto de limpeza e de monitoramento ambiental
Governo de SP vai pagar R$ 1 milhão de reais para que artistas façam "lives" para você
Parte 1: Confira o relato da aventura inédita rumo ao pico mais alto da Serra dos Itatins
Ave ameaçada de extinção é vista no local onde queriam construir a termoelétrica
Prefeitura vira chacota nas redes sociais e prefeito comenta
Supostos Alienígenas são fotografados em Peruíbe/SP
Birdwatching: Durante as férias de julho, Peruíbe registra novas espécies no Wikiaves
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."