Praia do Costão pode ganhar projeto de limpeza e de monitoramento ambiental

Representantes da ONG ECOMOV e o presidente da Câmara de Peruíbe, Paulo Carlos de Oliveira Junior – o Paulinho da TV, fizeram uma reunião no gabinete do vereador para tratar da questão do lixo na Praia do Costão. O local é alvo constante de mutirões organizados pela sociedade civil, devido a quantidade de lixo que acosta naquele local.

Entre os assuntos discutidos e as propostas apresentadas, falou-se da criação de uma lei que institua um Programa de Monitoramento Municipal que possa garantir maior preservação do costão e ainda gerar renda:

“Este programa pode trazer recursos para contratar a profissionais ou entidades para manter monitoria e limpeza nas áreas mais remotas, valorizando guias, monitores e pescadores, que podem se utilizar melhor do local.”

 – Rodrigo Azambuja, presidente da ONG.

O presidente da Câmara, por sua vez, mostrou-se sensível ao problema e disposto a ajudar no que for necessário. Foi dele o requerimento 1556/2019 referente ao lixo na praia, apresentado na sessão do dia 02/10, confira o teor:

Requerimento 1556/2019 – Lixo na praia

“Requeremos ao departamento competente, informações referentes ao lixo que é rastelado ao longo da praia.

  • Existe algum mecanismo que impossibilite, e/ou libere a retirada deste material rastelado e descartado em diversos pontos na praia?
  • Que medidas o poder executivo vem tomando referente a esta situação, a fim de, evitarmos que a maré retorne com este lixo ao mar?”

Além da indicação exposta acima, o vereador se comprometeu a criar uma Comissão Especial de Vereadores –  CEV – para discutir melhor o tema e fazer os encaminhamentos necessários,  enquanto a ECOMOV se prontificou  a ajudar no que for preciso com o seu corpo técnico e também com a disponibilização dos estudos realizados sobre os impactos que o micro lixo vem causando nas praias da região.

Outras propostas e sugestões elaboradas deverão ser apresentadas para a Comissão Especial de Vereadores, assim que ela for criada.

Vale lembrar que no dia 08/09, a ECOMOV e voluntários realizaram um mutirão de limpeza na Praia do Costão, recolhendo mais de 300 quilos de lixo,  fato amplamente divulgado na mídia da região.

Já no dia 28, do mesmo mês, o mutirão organizado pela Agência de Roteiros ECO TRILHAS contabilizou mais de 500 quilos de lixo retirados do mesmo lugar.

Após a publicação desta reportagem, a Assessoria do vereador lembrou que o requerimento 1556/2019 foi sugerida pelo Rodrigo Cipoloni, da ECO TRILHAS.

Representantes da ONG com o vereador Paulinho da TV. Foto de Márcio Ribeiro

Texto e Foto: Márcio Ribeiro

Contato: [email protected]

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações