Palestras, faixas, caminhada, plantio de mudas e muito mais. Este foi o protesto contras as mudanças climáticas que os alunos da E.E. Portal da Juréia e da Escola Indígena Nhamandu Mirim fizeram nesta sexta-feira (15), em Peruíbe/SP, para participarem do evento mundial conhecido como Friday For Future (sexta-feira para o futuro).

O evento foi criado pela estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, no ano passado, quando começou a faltar nas aulas de sexta-feira, pedindo providências ao parlamento sueco sobre o aquecimento global. A garota virou um símbolo da luta e chegou a discursar na última conferência da ONU, em dezembro.

Em Peruíbe, o evento foi articulado e incentivado pelo biólogo, Bruno Lima, que contou com o  apoio e ajuda do MoCAN – Movimento Contra as Agressões à Natureza e das escolas participantes: “Este dia se tornará histórico por que é a primeira vez que os filhotes da nossa espécie estão unidos para resolver um problema que nós criamos lá atrás, no passado”, disse Lima.

Mari Polachini, Engenheira agrônoma, falou da participação do MoCAN: “Como um coletivo apartidário envolvido em toda a pauta ambientalista, buscamos ações que fortaleçam a luta contra a destruição do nosso planeta.”

A coordenadora da escola estadual, Rosângela Felix Moreira, em entrevista ao G1, lembrou que a escola está sempre envolvida em projetos que envolvam o meio ambiente e acredita que os professores tem o poder de conscientização.

Alunos, professores e demais participantes na Praia de Peruíbe

Ainda nas ações do mês de combate às mudanças climáticas, no dia 22 serão fixadas placas informando o avanço do nível do mar, na Praia do Centro. No dia 25, estão previstas palestras na E.E. Prof. Ottoniel Junqueira que também aderiu o evento: “Espero que os alunos se conscientizem que é a ultima chance que temos para mudar o rumo da historia e que os jovens tenham poder de ação para realizar esta mudança”, encerrou Lima.

Placas semelhantes que serão fixadas na Praia do Centro, em Peruíbe/SP

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos: MoCAN (praia) e Internet (placas)

Contato: [email protected]

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.