Prefeitura corta árvores com mais de 30 anos na Praça Flórida
A Prefeitura de Peruíbe não teve dó e mandou abaixo os pinheiros que estavam na Praça Flórida há mais de 30 anos…
O ato desagradou parte dos moradores.
Veja o vídeo, enviado à redação:
Para tentar explicar os motivos, a Assessoria de Imprensa pediu para procurar as respostas no twitter do prefeito, veja o que estava escrito por lá:
“A polêmica do momento que tentam criar é sobre a supressão das árvores da Praça Flórida. Informação à todos: 1) o órgão ambiental autorizou o corte; 2) todas as árvores são exóticas e incompatíveis com o projeto que será implementado; 3) serão plantadas árvores nativas no local.”
Luiz Maurício, Prefeito Municipal, via Twitter
As explicações do prefeito foram rebatidas pelo Coletivo Ativista Litoral Sustentável – CALS, veja:
Conforme pediu a Assessoria de Imprensa de Peruíbe – procurar respostas no twitter do prefeito – a reportagem não encontrou qualquer comentário ou publicação acerca do que escreveu o “CALS”, no facebook.
De acordo com o site da Prefeitura, a revitalização da Praça Flórida era pra ser concluída no final de 2018, isto é, está há mais de um ano atrasada.
Como é possível ver no vídeo, pouco se fez até agora, em um projeto que vai consumir R$ 3 milhões do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.
A administração pode ficar marcada por ter cortado os pinheiros da Praça Flórida, as árvores da rua da feira de domingo, entre outras .
Vale lembrar que a cidade toda está cheia de espécies exóticas, principalmente a “ficus” e o “chapéu-de-sol” e a maioria delas contribuem com o bem estar das pessoas e servem de abrigo para as aves urbanas.
O Prefeito, Luiz Maurício, escreveu também: :
“A obra de revitalização da Praça Flórida entrou em novo ritmo e ficará linda. Será um novo espaço de cultura, lazer e gastronomia na cidade com enorme potencial turístico. Veja a foto da maquete:”
A população de Peruíbe espera que a administração do Prefeito não cometa os mesmos erros paisagísticos que aconteceram na Praça Matriz, onde muitas árvores foram cortadas e poucas foram repostas.
Texto e Publicação: Márcio Ribeiro
Vídeos e Fotos: Arquivo, Cals, enviadas por e-email e Soul Peruíbe
Contato: [email protected]
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."