Em Peruíbe: Veja o abandono da Linha férrea Santos-Juquiá

 

A linha do trem que liga Santos a Juquiá está abandonada. Não há estações funcionando, passageiros, trens e, em alguns trechos, nem trilhos. Este importante meio de transporte ajudou no desenvolvimento de diversas cidades da região e também do Vale do Ribeira. Para ver como ela está atualmente, focando o trecho de Peruíbe, mostraremos como estão as quatro estações que existiam na cidade.

Começando pela entrada da cidade, temos a estação do Taniguá, que já foi um importante ponto de parada e que hoje está a mercê do mato e do abandono total. Esta grandiosa estação está em ruínas em meio a árvores de Embaúvas. Parado em frente à ela, não é possível visualizar por onde passava o trilho, olhando para o lado de Itanhaém.

No sentido contrário, a linha férrea foi toda roubada, restando apenas os dormentes apodrecidos pelo tempo e alguns parafusos enferrujados.

No Prados, a plataforma de embarque e o telhado de sua cobertura ainda resistem ao tempo, mesmo todo furado.

Esta estação nomeou por muito tempo o local como 77, por conta de ser a parada 77 do trem.

No trecho que segue sentido ao Centro, a conservação dos trilhos melhora um pouco e destacamos a linha coberta pelo asfalto das avenidas onde há o cruzamento viário.

Quem passa desatento pela marginal da linha férrea, não percebe a plataforma de embarque na Nova Peruíbe. Ela ainda está lá, mas já sem o telhado, assentos, placas, nada! Apenas a plataforma mesmo e com uma escadaria para acessá-la.

 

Perto do Postinho do Ribamar estão concentradas duas placas informativas . Uma marca a quilometragem e a outra leva o dizer “Apite PN”, sendo as únicas em todo o trecho de Peruíbe com estes informes.

]

 

 

 

 

Poucos são os que observam os vestígios do passado contrastando com as novas lojas da Avenida Luciano de Bona, que antes já foi um areião.

Chegando às proximidades da antiga “Vila”, temos a parada de trem que nomeou o bairro da Estação, importante centro comercial da cidade, que não depende da temporada de verão para sobreviver.

O local está relativamente conservado, pois a Estação passou por uma reforma e foi entregue à população em 2011, mas o seu entorno está tomado pelo lixo e há muitas sacolas espalhadas ao longo do gramado que serviu como pátio de manobras.

Alguns cobertores na plataforma sugerem que o local vem servindo de abrigo para moradores de rua.

Para os saudosistas e aqueles que têm a esperança de ver a linha novamente ativada, o governo estadual cogita a ideia de implantar o VLT(Veículo Leve Sobre Trilhos).

Alguns projetos já foram apresentados e todos eles contemplam de início o trecho entre Santos e Praia Grande, deixando o Litoral Sul para a segunda parte. Por enquanto, só resta matar saudades do tempo em que o trem apitava e palpitava o coração daqueles que esperavam um ente querido chegar…

E, para finalizar, ouça a histórica música “Trenzinho do Litoral”, de Ernesto Zwarg, sobre a linha férrea Santos-Juquiá…

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos, Pesquisa e Produção: Márcio Ribeiro

Pauta: Jornalismo UniSantos

Produzido originalmente para: Jornal Entrevista – UniSantos (2013)

Todos os direitos reservados

[email protected]

MTB: 0078407

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


One Reply to “Em Peruíbe: Veja o abandono da Linha férrea Santos-Juquiá”

  1. PAUL WILLIAM DIXON

    Este e o Brejil. Filas de ate 8 horas na anchieta e sp55 enquanto esta linha que seria de grande utilidade esta sem uso. Um VLT, prolongando a atual linha ate Cajati seria o ideal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações