Muito samba no encerramento do Projeto CEM, sábado (27), em Cubatão
De: Divulgação
“Cartola É Minha Escola” é o tema da festa de encerramento do projeto CEM – Centro de Educação Musical em Pinhal do Miranda – que será realizada no último sábado deste mês (27/05), no Coletivo Novo Paraíso, que fica à Rua Faixa do Oleoduto, 6. Organizado pela OCABS – Organização Cultural e Artística da Baixada Santista. A entrada é gratuita.
A programação do evento de encerramento conta com um ato de abertura e palestra profissional do sambista ícone Giba do Sapatinho (Gilberto de Oliveira), proponente do Projeto. Na sequência, os educandos participarão de uma audição musical, executando três peças da obra de Cartola, com frases originais do imortal Dino 7. Destacam-se os educandos Gabriel, de 5 anos (tamborim), Evelyn, de 15 anos (cavaquinho), Eric, de 16 anos (timba) e Samyr, de 17 anos (violão-de-sete-cordas), quarteto fantástico que encanta nos ensaios e nas apresentações.
O coordenador das oficinas, maestro, especialista em Metodologia do Ensino da Música e Musicoterapia, Cris Teodósio César, compreende que o Projeto atingiu com sucesso aos objetivos originais, promovendo cidadania, através das atividades musicais e artísticas em geral realizadas.
“O Projeto CEM buscou oportunizar às crianças uma experiência valiosa no universo do Samba, um dos nossos maiores patrimônios culturais imateriais. Esperamos que esta semente germine, pois o solo é muito fértil.”
-Cris Teodósio César
O evento finaliza com a apresentação do grupo local “Sempre Dá Samba” comandado pelo artista Rubão (voz e cordas) e amigos na percussão, garantindo a alegria até às 21 horas.
Confira a programação completa do evento:
16h – Recreação Infantil com Fernanda Campos
17h – Palestra “Formação de Músicos Profissionais para a MPB” (Giba)
18h – Audição: apresentação dos educandos do Projeto
19h – Show de encerramento com o grupo “Sempre dá Samba”
21h – Ato de Encerramento com a palavra do Proponente
O projeto
O projeto cultural, contemplado pelo edital Proac 45/2022 CIDADANIA aconteceu no bairro Pinhal do Miranda (também conhecido por Pinheiro do Miranda), entre janeiro e maio deste ano de 2023, em Cubatão, e atendeu cerca de trinta munícipes diretamente, com oficinas de canto-coral, cavaquinho, violão-de-sete-cordas, pandeiro, cuíca entre outras. Ao todo foram realizadas 50 oficinas, incluindo eventos especiais com artistas profissionais da região da Baixada Santista.
O espólio do Projeto, instrumentos e equipamentos comprados com recursos do ProAC Editais, serão entregues à comunidade, por meio de doação, no ato, ao espaço cultural Coletivo Novo Paraíso, sob responsabilidade do anfitrião André Luiz.
Serviço
Evento: Encerramento do Projeto CEM
Local: Coletivo Novo Paraíso
Endereço: Rua Faixa do Oleoduto, 6, Pinhal do Miranda, em Cubatão /SP
Horário: 16 às 21 horas
Mais Informações: 13 99697-7244
Entrada gratuita
Texto e Reportagem: Release / Divulgação
Imagens: Divulgação
Fonte: https://maestrocantaluz.blogspot.com/
Contato: [email protected]
Percorrendo as praias de Peruíbe e região
Leia outras histórias
Comunidades Caiçaras se reúnem no Guaraú para discutir plataforma criada em parceria com o MPF
Prefeitura de Peruíbe pretende reajustar o salário dos servidores
Prefeitura de Peruíbe planeja gastar 4 milhões na Avenida Luciano de Bona
Reutilização de prédios históricos mantém memória preservada
"Nova espécie" de Gaivota é registrada em Peruíbe
Dupla de Peruíbe é Campeã Paulista de Futevôlei e recebe homenagens na Câmara Municipal
Peruíbe participa da segunda greve global pelo clima
Perigosa Lagarta é fotografada na mata de Peruíbe/SP
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."