L’llustre Moliére

Encenada pela Companhia D’Alma, a peça teatral L’IIlustre Moliére traz de forma bem humorada parte da trajetória do dramaturgo francês Moliére (1622-1673). A história se passa no século XVII e nos apresenta o protagonista ensaiando suas peças com uma turma de atores. Em diversos momentos nos deparamos com a transposição de cenas em que Moliére discute com seu grupo e ao mesmo tempo se iniciam várias peças ensaiadas pelos personagens da história.

 

Moliére, muito bem interpretado pelo ator Guilherme Santana, escrevia peças – e isso fica extremamente claro neste espetáculo – com um objetivo que ia muito além de apenas entreter a plateia: provocar a sociedade hipócrita e a sua ganância por ascensão social. Um dos exemplos é a peça Tartufo, em que ele conta a história de um devoto da igreja que, além de tentar seduzir uma mulher casada é um golpista. Esse trecho é apresentado em L’llustre Moliére mostrando que a peça foi altamente censurada pela Igreja, logo após a sua estreia, e quase foi proibida de permanecer em cartaz pelos tribunais do rei Luís XIV da França.

Dirigida por Sandra Corveloni, o espetáculo agrega contemporaneidade a uma trama do século XVII, deixando a peça ainda mais atraente.

Por Mariana Mascarenhas

Sobre o autor

+ posts

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações