Escolas de Peruíbe participam de protesto mundial contra as mudanças climáticas
Palestras, faixas, caminhada, plantio de mudas e muito mais. Este foi o protesto contras as mudanças climáticas que os alunos da E.E. Portal da Juréia e da Escola Indígena Nhamandu Mirim fizeram nesta sexta-feira (15), em Peruíbe/SP, para participarem do evento mundial conhecido como Friday For Future (sexta-feira para o futuro).
O evento foi criado pela estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, no ano passado, quando começou a faltar nas aulas de sexta-feira, pedindo providências ao parlamento sueco sobre o aquecimento global. A garota virou um símbolo da luta e chegou a discursar na última conferência da ONU, em dezembro.
Em Peruíbe, o evento foi articulado e incentivado pelo biólogo, Bruno Lima, que contou com o apoio e ajuda do MoCAN – Movimento Contra as Agressões à Natureza e das escolas participantes: “Este dia se tornará histórico por que é a primeira vez que os filhotes da nossa espécie estão unidos para resolver um problema que nós criamos lá atrás, no passado”, disse Lima.
Mari Polachini, Engenheira agrônoma, falou da participação do MoCAN: “Como um coletivo apartidário envolvido em toda a pauta ambientalista, buscamos ações que fortaleçam a luta contra a destruição do nosso planeta.”
A coordenadora da escola estadual, Rosângela Felix Moreira, em entrevista ao G1, lembrou que a escola está sempre envolvida em projetos que envolvam o meio ambiente e acredita que os professores tem o poder de conscientização.

Ainda nas ações do mês de combate às mudanças climáticas, no dia 22 serão fixadas placas informando o avanço do nível do mar, na Praia do Centro. No dia 25, estão previstas palestras na E.E. Prof. Ottoniel Junqueira que também aderiu o evento: “Espero que os alunos se conscientizem que é a ultima chance que temos para mudar o rumo da historia e que os jovens tenham poder de ação para realizar esta mudança”, encerrou Lima.

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Fotos: MoCAN (praia) e Internet (placas)
Contato: [email protected]
Leia outras histórias
Educação Caiçara
Filha da Puta: Confira 18 clipes musicais de ontem que retratam o Brasil de hoje
Negra Night: Peruíbe vai sediar o 4º Evento Cultural de "Mostra" Rítmica de Matrizes Negras
Justiça determina que prefeitura cumpra "lei da quarentena" e de acesso à informação
"A desintegração da Morte": Saiba quando o mundo cultuaria monstros do passado
ICA - Instituto Caraguava em Ação apresenta projeto "Afromusicalidades Universais"
Autor da gravação da Harpia divulga artigo científico e descreve o momento do achado
Rússia proíbe atividades das Testemunhas de Jeová
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."