Livro propõe aproximação entre saúde e a justiça na aplicação da Lei de Drogas
Na aplicação da Lei de Drogas, é muito comum lermos sobre discrepâncias em condenações, falta de conhecimento para distinguir entre usuário e traficante além de preconceitos sociais, raciais e de gênero. As injustiças no Brasil são visíveis aos olhos de todos e, ao mesmo tempo, vedam os operadores de Direito que costumam defender que a Justiça é cega.
Os assuntos que permeiam a aplicação prática da Lei de Drogas são tratados, analisados e minuciosamente explicados no livro Lei de Drogas Interpretada na Perspectiva da Liberdade, do advogado Cristiano Maronna, pela editora Contracorrente. A obra de Maronna promove uma análise crítica sobre os modelos jurídicos estabelecidos e propõe caminhos mais humanos e responsáveis nas tomadas de decisão relacionadas a drogas.
De acordo com a obra, a atual legislação enxerga cor, tanto que um negro portando droga ilícita é traficante; já um jovem branco, é usuário. Por isso, o autor sugere um passo além da interpretação da lei e propõe a aproximação entre a saúde e a justiça, unindo saberes e propondo novos paradigmas para a aplicação da Lei de Drogas, ancorados nas mais atuais evidências científicas.
O sistema carcerário, as unidades de terapia, as clínicas de recuperação e políticas públicas também são abordadas na obra que, segundo o autor, precisam ajudar e não causar mais dor para as pessoas que enfrentam sofrimentos. Afinal, se quem serve à saúde, deve, antes de tudo, tomar muito cuidado para não causar dano, o mesmo precisa ocorrer com quem serve à Justiça.
O lançamento da obra acontece nesta terça-feira (14/02) na Livraria Megafauna em São Paulo. A obra está disponível na loja da editora e também em livrarias, no formato físico e digital.
Leia outras histórias
Livro reúne histórias de mulheres que desafiaram o preconceito
À ESPERA DOS BÁRBAROS
Indicar ou não indicar a leitura de um clássico?
Livro "A vida até parece uma festa" celebra os 40 anos dos Titãs
Por que Machado de Assis causa tanto incômodo?
Livro sobre Itanhaém poderá ser baixado gratuitamente até o dia 10 de outubro
FAEP mobiliza educadores, alunos e demais interessados a doarem agasalhos a quem precisa
Nova temporada de "Vienen Por Mí" estreia no Sesc Avenida Paulista
Sobre o autor
Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".