Prefeituras de Peruíbe e Itanhaém criam roteiro turístico-cultural
Quem gosta de Peruíbe e Itanhaém pode conhecer o novo roteiro turístico-cultural que contempla as duas cidades: Trata-se da Caminhada de Anchieta, trilha Leonardo Nunes.
Praticamente intacto e ainda bem preservado, o visitante vai percorrer o mesmo caminho por onde Leonardo Nunes passou em meados do século XVI, um dos primeiros trajetos de catequização do Brasil. Foi este padre jesuíta o primeiro a pisar na Capitania de São Vicente e marcar o território, onde hoje está a Região Metropolitana de Peruíbe.
Conheça o roteiro
A caminhada está prevista para acontecer no dia 09 de junho, dia de Anchieta, com saída da Praça Matriz de Peruíbe, de ônibus, às 7:30 da manhã, rumo a Igreja Matriz de Itanhaém, onde haverá a concentração dos caminhantes. De lá, seguirão com guias por algumas praias até a Cama de Anchieta e depois até o Bairro Santa Cruz, onde a caminhada seguirá a trilha do antigo ” Caminho do Telégrafo”, passando por algumas aldeias indígenas até a chegada no Sítio Histórico e Arqueológico Ruínas do Abarebebê, onde um ônibus para o centro de Peruíbe e outro para Itanhaém estarão disponíveis para as pessoas que fizeram as inscrições para a caminhada.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas Secretarias de Cultura de Peruíbe e de Itanhaém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3454-1215.
Reportagem e Fotos: Márcio Ribeiro
Agradecimentos: Fátima Cristina Pires
MTB: 0078407
Leia outras histórias
Objeto misterioso encontrado em praia deserta de Peruíbe pode ter origem indígena
Nesta sexta: Audiência pública debate a cava subaquática
Birdwatching: Setembro "rende" 19 novos registros ornitológicos para Peruíbe, no Wikiaves
Familiares marcham por justiça e pelo descanso de Rodrigo Marques
Prefeitura de Peruíbe se esforça para combater surto de sarna humana
Biólogo de Peruíbe recebe prêmio no XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, no RS
Jornalismo Junior da ECA-USP publica "grande reportagem" sobre a cultura caiçara
Negra Night: Peruíbe vai sediar o 4º Evento Cultural de "Mostra" Rítmica de Matrizes Negras
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."