Instituto contesta notícia dada pela Prefeitura acerca dos shows na orla praia
A Tribuna online publicou neste domingo (2) o release enviado pela prefeitura de Peruíbe onde informa que a justiça liberou os shows comemorativos à semana da pátria na Orla da cidade, apesar do atrito gerado entre o poder público municipal e ativistas do meio ambiente.
Os ambientalistas entendem que a orla da praia, naquele trecho, deveria ser preservada por abrigar vegetação rasteira e ninhos de aves como a coruja buraqueira. Do outro lado, a prefeitura alega que os representantes do comércio e empresariado local reclamam pela realização de eventos que atraiam turistas e façam retornar os veranistas para a cidade.
Veja a matéria feita pela A Tribuna, no link abaixo:
Matéria de A Tribuna online, clique aqui
Logo que a matéria foi ao ar, o Instituto Ernesto Zwarg soltou uma nota em sua rede social onde contesta as informações dadas pela prefeitura e também que foi procurado por A Tribuna: “O Instituto Ernesto Zwarg vem a público esclarecer que não procede a afirmação de que foi procurado pela TV Tribuna (sic). Além disso, a autorização ainda não foi emitida, haja visto que é necessário a comprovação de condicionantes que, até o momento, não foram cumpridas. Pelo contrário, a montagem do evento já se iniciou, sem observância à determinação judicial.”
A reportagem entrou em contato com o biólogo e advogado do Instituto, André Ichikawa, que reiterou: “Eles não cercaram os ninhos, com raio de 50 m, nem entregaram o relatório com fotografias do cumprimento das condicionantes. Somente após a entrega do relatório com o cumprimento da determinação e do relatório fotográfico é que poderiam iniciar o evento. Senão, como iriam salvaguardar as aves?”
Quanto a citação do Instituto na matéria veiculada por A Tribuna, Ichikawa falou : “A Tribuna procurou o Itamar (Itamar Zwarg, presidente do Instituto) pelo Facebook, ontem, por volta de meia noite. Ele passou o telefone e ficaram de ligar, e nada. Hoje cedo já estava no ar.”
O Garoçá veiculou a nota divulgada pela Prefeitura e agora abriu espaço para a “outra parte” envolvida.

Texto e foto: Márcio Ribeiro
Contato: [email protected]
Leia outras histórias
Museu do Louvre: história geral expressa na Arte
Litoral Norte faz barreiras sanitárias contra o Covid-19 neste feriadão
Revista Toy-Mel & Cia chega a sua 50ª Edição
Academia Peruibense de Letras empossa novos membros. Saiba quem são
Gaivota tem a perna amputada por conta de anzol, dias após torneio de pesca em Peruíbe
Lourdes: lugar de fé e peregrinação
Filha da Puta: Confira 18 clipes musicais de ontem que retratam o Brasil de hoje
Peruíbe 66 anos: Os desafios para preservar a vocação turística e ambiental
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."