Ave ameaçada de extinção é vista no local onde queriam construir a termoelétrica
Um grupo de observadores de aves fotografou o Apuim-de-costas-pretas (Touit melanonotus) em Peruíbe/SP, na borda da mata onde se pretendia construir a Usina Termoelétrica.
Veja o local onde a espécie estava :

Neste ano, a espécie apareceu primeiro na zona rural e foi vista pelos biólogos Bruno Lima e Karina Avila. Posteriormente, passou a frequentar e marcar presença nas matas próximas à ETEC de Peruíbe.
Veja a foto feita por ela, o primeiro registro fotográfico da cidade:

Veja outras fotos


Além das fotos acima, com os seus respectivos autores, Marcelo Feliti e Franciane S. Pereira também fotografaram o pássaro.
Esta é a segunda vez que este psitacídeo aparece em Peruíbe.
Em março de 2012, Bruno Lima e Márcio Ribeiro conseguiram gravar a espécie na zona rural, até então, as sonoras eram os únicos registros feitos na cidade, curiosamente no mesmo mês dos registros recentes.
O Apuim-de-costas-pretas encontra-se ameaçado de extinção e possui registros esparsos na faixa litorânea entre Santa Catarina e Bahia.

Texto e Pesquisa: Márcio Ribeiro
Fotos: Creditadas nas imagens
Contato: [email protected]
Leia outras histórias
Maternidade: “Peruíbe tem o menor índice de mortalidade infantil da Região”
Peruíbe faz conferência do Turismo e escolhe novos representantes
Geraldo Alckmin perde feio na Baixada apesar de maioria dos prefeitos do PSDB
Peruíbe: Reforma de mais de um milhão e meio de reais não será entregue no prazo
Vídeos: Cabeça d'água pode atingir a Cachoeira do Paraíso nesta época de Verão
De forma parcial, Fantástico fala que pouso de O.V.N.I. em Peruíbe é mentira
Uma viagem por Peruíbe, Guaraú e Barra do Una em 1868 (Parte 2)
Garoçá pauta assuntos na imprensa da região e recebe elogios
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."