Rá Tim Bum, o Castelo
As férias estão acabando, mas nem por isso a garotada precisará abrir mão de momentos de diversão e lazer. Em São Paulo, por exemplo, não faltam opções de entretenimento, uma delas é a exposição Rá Tim Bum, o Castelo em cartaz no Memorial da América Latina. Considerado um dos programas infantis de maior sucesso da TV Cultura, Castelo Rá-Tim-Bum foi exibido na televisão entre os anos de 1994 e 1997. No total foram produzidos 90 episódios, suficientes para marcar as gerações que o acompanharam e trazem na memória, até os dias de hoje, toda a magia e encantamento do programa que chegou, inclusive, a ganhar o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1994, tornando-se uma referência da programação infantil brasileira.
Desde março deste ano, quem visita o Memorial tem a chance de entrar num castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700 m2. A reprodução fiel ao cenário da TV pode ser vista nos diversos detalhes: porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, coluna e catavento. Logo na entrada os visitantes são recebidos pelo famoso porteiro de lata – personagem do programa – que dá as boas-vindas ao público. Para quem acompanhou os episódios da série, dá-se início, então, a uma sessão de nostalgia pura devido à exposição dos objetos, figurinos, histórias e outros apetrechos relacionados aos cenários e personagens do programa. Também são reproduzidos os ambientes internos do castelo, como a sala, a cozinha, o quarto do Nino, o garoto de 300 anos, e de sua tia, a bruxa Morgana.
Fotos Mariana Mascarenhas
A geração mais nova que não acompanhou a série também se encanta com as mais diversas atrações da mostra. É possível, inclusive, interagir com os bonecos de alguns personagens do programa. Aliás, a criançada tem marcado presença constante nos dias de julho, esgotando os ingressos diariamente. Por isso recomenda-se comprá-los com antecedência. E as novidades não param por aí: até o dia 30 de julho, aos finais de semana, é exibida no Memorial a peça Esse Castelo Será Meu. Com cinco apresentações diárias, às 11h, 12h30, 15h, 17h e 19h, com meia hora de duração, o espetáculo apresenta o personagem do Doutor Abobrinha, vilão que sonha um dia conseguir comprar o Castelo para construir um imóvel no lugar.
Mais de 600 mil pessoas já passaram pelo Memorial da América Latina para visitar a exposição, mas esta não é a primeira vez que o Castelo Rá-Tim-Bum vai parar numa mostra. Nos anos de 2014 e 2015, o acervo exibido no Memorial também foi exposto no Museu da Imagem e do Som (MIS) atraindo milhares de pessoas. Os ingressos foram tão concorridos que algumas pessoas chegaram a passar a madrugada na fila da bilheteria para consegui-los. Por isso, a mostra no Memorial também é uma excelente oportunidade para quem não conseguiu vê-la no MIS e ainda contará com um diferencial agora, que é a reprodução externa do castelo. Uma ótima opção para toda a família.
Serviço:
Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina: Avenida Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo – SP. Tel: (11) 3823-4799
Quando: Das 9h às 21h, de terça a sexta-feira; e das 9h às 22h aos sábados, domingos e feriados
Quanto: a partir de 10 reais
Ingressos pelo site www.ratimbumocastelo.com.br
Até 30 de setembro de 2017
Leia outras histórias
FAEP promove ação solidária em prol das crianças em parceria com artista Bonga Mac
Tron: o Legado
O legado econômico das Olimpíadas Rio 2016
Victória dos Santos lança seu primeiro single "Ave de Rapina"
Últimos dias para conferir as obras de Aleijadinho no MASP
Telefonia móvel: recorde de usuários, declínio dos serviços
Queda dos juros: única solução?
Trabalhando a imagem corporal
Sobre o autor
Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.