Nine
Em Nine, Marshall realiza sua produção em homenagem ao diretor italiano Federico Fellini e seu filme Oito e meio, contando a história de um cineasta, interpretado por Daniel Day Lewis, que se vê em crise, pois, diante do anúncio de que as filmagens de sua nona produção serão rodadas o mais breve possível, ele sofre um bloqueio artístico o que o impede de não escrever sequer, o primeiro parágrafo de seu roteiro.
Diante disso, ele se hospeda em um hotel distante dos estúdios Cinecittà localizados em Roma, para dar início a uma história ao seu filme, sendo, neste momento, pego de surpresa por lembranças que vão desde a sua infância, até a relação conturbada com sua mulher (Marion Cotillard) e a amante (Penélope Cruz), em que ambas também aparecem em tempo real, fora de sua mente.
Destacando-se em algumas cenas, como na apresentação da canção Be Italian, o que deixa uma pequena referência aos números musicais de Chicago, Nine pareceu não ter explorado tanto os recursos de produção musical, o que acarretou em algumas canções com coreografias semelhantes, que apenas completam o filme, sem dar uma continuidade relevante e interessante aos fatos que decorrem durante a história.
Até mesmo a fantástica atriz Penélope Cruz não se destacou tanto com sua personagem que se revela em alguns pontos do filme, mas, mesmo assim, Penélope disputa o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua interpretação em Nine.
Leia outras histórias
Tutti Fratelli: manter sempre a fé na esperança
A Garota Dinamarquesa
Silêncio
O que dizer da gafe do Oscar 2017 e suas demais premiações?
Romance inédito sobre o Sudário de Turim surpreende pela sua abordagem
Revolução de 32: São Paulo contra Brasil?
A Era do Gelo: Big Bang
Museu do Ipiranga reabre suas portas no bicentenário da Independência do Brasil
Sobre o autor
Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.