FAEP oferece cursos de aperfeiçoamento gratuitos para servidores de MG, em parceria com governo do estado

Com o objetivo de proporcionar oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional para os servidores da educação do Estado de Minas Gerais, o governo de MG desenvolveu em 2022 o Trilhas do Futuro. A iniciativa consiste em ofertar aos contemplados, gratuitamente, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EaD, e vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e semipresencial, por meio do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação. Neste ano de 2023, o projeto já está em sua 2ª edição, com inscrições abertas até o dia 30 de junho.

Ciente da importância de investimentos educacionais como esse, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada em São Paulo, é uma das instituições credenciadas para o Trilhas do Futuro. A faculdade está oferecendo vagas para seus cursos de aperfeiçoamento, envolvendo áreas como: recursos humanos, direito, empreendedorismo social, educação escolar indígena, metodologias de ensino e muito mais.

De acordo com Claudinei Aparecido da Costa, diretor geral da FAEP, é uma honra participar dessa iniciativa e contribuir com a qualificação dos servidores de Minas Gerais. “Em 2022, a instituição também foi credenciada para o projeto e teve 572 servidores públicos matriculados em seus cursos de pós-graduação na modalidade a distância.”

O diretor considera esse resultado gratificante, considerando o número elevado de faculdades credenciadas para a iniciativa. “Ao se inscrever, o servidor seleciona a oportunidade desejada no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Sendo assim, consideramos que tivemos uma ótima procura na 1ª edição e esperamos ter resultado semelhante ou superior nesta 2ª edição.”

A professora de Educação Básica (PEB – Física) da Escola Estadual Tiradentes, situada em Lavras (MG), Reisilane Maria Alves de Souza, é um exemplo de aluna que escolheu a FAEP para estudar, por meio do Trilhas do Futuro. Ela afirma que selecionou a FAEP para cursar uma pós-graduação em Mídias, Tecnologia e Comunicação para o Ensino Básico, por ser uma área de seu interesse e a proposta do curso permitir que ela concilie o tempo de estudo com outras atividades.

“Fiquei muito satisfeita com o curso, pois me ajudou na área em que estou trabalhando (Tecnologia e Inovação) e enriqueceu meus conhecimentos. Todo o contexto, material, plataforma de estudo e professores foram muito acessíveis e profissionais”, conclui a educadora.

Já o servidor público da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana (SRE METROPOLITANA C) da SEE/MG, Emerson Flavio Silva, que também escolheu a FAEP pelo projeto, quis aproveitar a oportunidade de estudar em São Paulo e, assim, ficar mais perto de seu filho, que reside na capital paulista.

Emerson se matriculou para uma pós-graduação lato senso em Direito Administrativo e Gestão Orçamentária e Financeira no setor Público e afirma ter vivido uma experiência incrível. “Esse curso me ajudou a ter mais coragem de cumprir e fazer cumprir a lei”, conta o servidor, que já pretende se inscrever para a 2ª edição do Trilhas do Futuro.

Para se inscrever no projeto Trilhas do Futuro, basta clicar aqui.

Já para conhecer todos os cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela FAEP, por meio do projeto, clique aqui.

Sobre o autor

+ posts

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações