Depois do #PEDAblogBR

Após um ciclo ininterrupto de 30 dias, o nosso blog voltará às suas duas publicações semanais.

Ontem, 31/08 – dia do blog – foi o fim do período de publicações diárias aqui do Editoria Livre. Durante todo o mês de agosto, seguindo uma campanha iniciada pelo Marcos Lemos, publicamos um post por dia. Foi um exercício diário, apelidado de #PEDAblogBR, acrônimo para Post Every Day August.

A princípio, achei que conheceria o trabalho de muitos outros blogueiros durante esse período. Sem falar que, o desafio ajudaria à blogosfera, de um modo geral, a focar em conteúdo que compartilhasse experiências e que fugisse das receitas milagrosas de “como ganhar dinheiro com blogs”. Afinal, como eu escrevi no primeiro post desse ciclo, blogar é trocar experiências.

No entanto, nem tudo saíu como deveria. Poucas pessoas aceitaram o estímulo e menos ainda cumpriram-no até o final. Com exceção da Elaine Cristina Serrano Pirolo, do blog Maquiagem de óculos, e deste que vos escreve, não consegui identificar mais ninguém que postasse diariamente usando a já citada hashtag. Nem mesmo o Marcos Lemos.

De qualquer modo, todo o processo foi muito enriquecedor, ao menos para mim. Foi possível perceber um crescimento significativo no número de visitas diárias ao Editoria Livre. Nossa designer, Isabela Felix, aproveitou para remodelar o visual do blog e nós tivemos mais conteúdos para compartilhar nas redes sociais. Inclusive é da Isabela o artigo que encerrou o mês.

Agora, passado o período, voltaremos à nossa programação normal. Da minha parte, serão dois posts semanais. Um na terça e o outro na quinta-feira. Gostaria de me comprometer com uma frequência maior, mas tenho obrigações para com o mestrado. Os dois artigos semanais já me darão trabalho suficiente. Não esqueçamos, no entanto, que existem outros colaboradores no Editoria Livre. Essas pessoas podem, eventualmente, publicar algo que esteja para além dos meus artigos semanais. Mas, garantido, só os que publicarei nas terças e quintas.

Peço ao amigo leitor(a) que continue nos acompanhando. Comente, dê sugestões, faça críticas, compartilhe o nosso conteúdo. O importante é manter acesa a chama da blogosfera.

José Fagner Alves Santos

Sobre o autor

 | Website

José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações