Blogar é trocar experiências #PEDAblogBR
Tenho visto pessoas que não gostam de escrever redigindo para quem não gosta de ler
Entre 2001 e 2004 editei um fanzine chamado Várias Variáveis. O nome era chupado de um disco dos Engenheiros do Hawaii. O conteúdo era composto por uma maçaroca heterogênea que ia dos quadrinhos aos artigos políticos.
Aqui é preciso abrir um parêntese para explicar o que é fanzine. O termo vem da junção de fan magazine. Uma revista feita para fãs e pelos fãs. Éramos fãs de quadrinhos, de música, de artigos, por isso criávamos nossa própria publicação com periodicidade irregular.
A edição era feita de modo artesanal. Cortávamos, colávamos, escrevíamos os textos numa velha máquina Olivetti, fotocopiávamos e distribuíamos os exemplares pelo preço que pagávamos de xerox. Nos correspondíamos – via correio, acredite – com pessoas de outras cidades, até de outros estados, que também faziam seus “zines”. Era uma emoção muito grande receber a encomenda diretamente das mãos do carteiro.
Geralmente, chegava um envelope pardo contendo a nova edição da revista artesanal, feita por aquele amigo que eu só conhecia por correspondência. Sabe como nós descobríamos essas pessoas dispostas a manter contato? Na seção de cartas das revistas que líamos. Era como a área de comentários dos blogs, só que mais organizada. Ficava muito feliz quando encontrava alguma mensagem de algum zineiro querendo se corresponder.
A internet já existia, mas lá em Ipiaú, pequena cidade no interior da Bahia, ela ainda não tinha se popularizado tanto. Eu morava num bairro periférico e ainda escrevia na já citada Olivetti.
Fazíamos tudo isso para poder nos expressar, para fomentar novos amigos, para compartilhar experiências. Não pensávamos em ganhar dinheiro fazendo zines, muito pelo contrário, tínhamos certo gasto nessa brincadeira.
Em 2003 um amigo me apresentou aos blogs. Fiquei apaixonado. Imagine o potencial que poderia ter uma ferramenta como aquela. Não seria preciso esperar por semanas até que uma carta chegasse com os comentários sobre sua produção. A comunicação seria quase que instantânea, o alcance seria muito maior, poderíamos usar imagens coloridas, sons.
As possibilidades criativas seriam muito maiores. E foram. Desde 2004 que não publico em fanzines. Toda a minha produção que sai impressa, desde então, é de cunho profissional. Meus experimentos, meus hobbys, minhas tentativas de travar diálogo sem o peso da profissão, estão nos blogs que venho mantendo. Só fico triste por perceber que, hoje, boa parte dos blogueiros estão mais focados em “ganhar dinheiro” do que em compartilhar experiências.
Peço ao amigo leitor que não me entenda mal, não há nada de errado em receber pelo seu trabalho. No entanto, quando isso se torna a única coisa que importa, não há mais diálogos, não há mais compartilhamento de experiências – apesar da ilusão criada pelas redes sociais -, não há mais humanidade.
O que sobrou foi uma quantidade muito grande de produtos e serviços à venda. Diante dessa situação, eu fico me perguntando: quem compra tudo isso?
Vamos trazer de volta o blog como rede social, afinal, ninguém lê textos com mais de 6 linhas no Facebook. Mais interessante do que ver suas selfies diárias é saber o que você pensa e por quê pensa assim.
José Fagner Alves Santos
Este artigo faz parte da campanha #PEDAblogBR. Desafio criado pelo Marcos Lemos, do FerramentasBlog.
Sobre o autor
José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.
Viramos todos capitalista em tudo queremos saber se vai trazer renda, recursos para continuarmos a fazer é com prazer
Fica o registro
Excelente artigo. Era realmente emocionante receber um zine de algum amigo que tem conhecia. Só me lembrei que cheguei a enviar cartas agora, lendo esse artigo.
Eu ainda sinto falta daquela sensação.
Sempre bati nessa tecla. Blogo desde os meus quinze anos. O wordpress praticamente começou junto comigo. Fazia templates para o blogger no front page, tinha cute news e tudo era muito pessoal. Escrevíamos textos longos sobre quem éramos. Ninguém acredita que seja da “velha guarda” e nunca ganhei dinheiro com isso. A verdade é que, blogs são min]ha válvula de escape, meu Hobbie. Aquilo que faço por prazer, por amor. Conforme o tempo foi passando, as experiências foram se transformando. Acho incrível o que o blogs se tornaram hoje, mas, sei quem são os blogueiros que destruíram parte dessa magia.
Acho sim, que todos devem ganhar sem dinheirinho se assim o quiserem, mas, convenhamos, que discurso repetido não completa fanzine. O excesso de semelhança não só do nicho caça níquel mas até dos blogs de design — minha profissão — e de todos os outros em que você dificilmente encontra uma “agulha no palheiro” contribuiu para que as pessoas não quisessem mais ler.
Sabemos que imagens são de suma importância para trazer proximidade e você como jornalista sabe assim como um publicitário saberia, mas algo está errado. Por sorte, plataformas como Medium vieram para ajudar a resgatar pessoas como nós, que amam escrever e ler e estamos retomando esse ar oldschool mas vai demorar. Algo sempre precisa morrer para outro nascer. Nada que acontece na blogosfera me é surpresa pro isso, sempre assisto de longe. Já vivi muito pro aqui e sei que muitas coisas boas virão e com ele o verdadeiro prazer de blogar.
Ignore os erros de digitação. Excelente artigo!
O importante é que estamos fazendo nossa parte. Se depender de nós…
Muito bom o artigo, me fez viajar ao passado e lembrar a emoção de ajudar a construir algo desse tipo, mesmo com poucos recursos , era de uma felicidade tremenda ver a nosso fanzine pronto, Saudades várias várias.
Vamos fazer algo semelhante com os blogs.
Texto maravilho e que resgate.
Os blogs precisam mesmo voltar a essas origens.
Valeu por participar da Campanha #PEDAblogBR.
Obrigado pelo comentário. É uma honra ter você por aqui. Agradeço a iniciativa de começar uma campanha que tem como finalidade o aumento da produção de conteúdo. Precisamos de mais iniciativas como essa.