Vídeo: Leopardus guttulus com pelagem melânica é registrado na Juréia
A equipe do Instituto Bioventura capturou em uma das câmeras trap do Projeto Felinos da Juréia-Itatins o registro de um Gato-do-mato-do-sul (Leopardus guttulus) com pelagem melânica na Estação Ecológica Juréia-Itatins.
Este pequeno gato selvagem ocorre na Mata Atlântica, sempre próximo a áreas de florestas nativas e possui o status vulnerável de extinção a nível mundial, principalmente devido a fragmentação de seu habitat, pela caça e por doenças transmitidas por animais domésticos.
Apesar da ocorrência de indivíduos melânicos nesta espécie ser relativamente comum, seu registro é difícil.
Esse registro agora é uma importante contribuição para compreender a distribuição geográfica do melanismo em Leopardus guttulus.
Veja o vídeo:
Felinos da Juréia-Itatins
O Projeto Felinos da Juréia-Itatins tem como objetivo o levantamento e monitoramento dos mamíferos de pequeno, médio e grande porte na Juréia-Itatins, através da instalação de armadilhas fotográficas e coleta de fezes.
Instituto Bioventura
O Instituto Bioventura é formado por biólogos, veterinários, monitores ambientais e moradores tradicionais caiçaras preocupados em desenvolver ações que promovam a pesquisa científica e a conservação de espécies da fauna silvestre da Mata Atlântica na região da Juréia-Itatins, em um dos contínuos mais preservados deste bioma no Brasil.
Texto e Imagens: Ed Bioventura (Instituto Bioventura)
Postagem e edição: Márcio Ribeiro
Contato: [email protected]
Todos os direitos reservados
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."