VÍDEO: Foca-caranguejeira é filmada na Praia da Desertinha, em Peruíbe /SP
Circula nas redes sociais o vídeo da aparição de um visitante ilustre na Praia da Desertinha, em Peruíbe/SP. Foi filmado por lá uma Foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga), – espécie sugerida por biólogos, de acordo com as características -, animal que é muito abundante na Antártida.
Nota: Há uma divergência a respeito da exata identificação da espécie. Enquanto alguns especialistas sugerem que é uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga), outros apontam que é um elefante-marinho (Mirounga sp). Populares chamam o animal de leão marinho.
Veja o vídeo:
A reportagem não conseguiu identificar o autor da filmagem e nem qual o dia exato que o bicho apareceu, mas sabe-se que o bicho foi visto também na vizinha Caramborê.
O Instituto que monitora as praias da região informou que não foi acionado para atender a aparição do animal e nem a prefeitura de Peruíbe sabe dar mais detalhes a respeito, mas acredita-se que o animal parou para descansar e depois seguiu o seu caminho.
Foca-caranguejeira
A foca-caranguejeira tem uma distribuição contínua em torno da Antártida, com apenas aparições ocasionais ou encalhes nas costas do sul da América do Sul, África, Austrália e Nova Zelândia. Elas passam o ano inteiro sobre blocos de gelo à medida que avançam e recuam sazonalmente. A população está conectada e muito bem distribuída e não se tem o conhecimento de uma subespécie. Não existem estimativas confiáveis a respeito da população total de focas-caranguejeiras disponíveis, mas acredita-se que 7 milhões de indivíduos vivam na Antártida.
Praia da Desertinha
É uma praia localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Barra do Una, que faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia-Itatins. É possível chegar até ela por uma trilha a partir da Praia do Caramborê, também na RDS. Caso queira conhecer, contrate um Monitor Ambiental.
Outras Aparições
Visitantes ocasionais vindos do sul são comuns nesta época do ano em Peruíbe. Moradores tradicionais da Juréia dizem que as visitas – antigamente – eram muito mais frequentes e abundantes do que nos dias de hoje.
Recentemente, um pinguim foi filmado nadando em alto mar próximo ao costão de uma das praias do Parque estadual do Itinguçú.
Veja o vídeo:
Vídeo de Márcio Ribeiro
Em 2011, mais um visitante foi registrado em Peruíbe, mas desta vez na praia do Guarauzinho, também no Parque.
Veja as fotos:
Qualquer nova informação a matéria será atualizada.
Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Vídeos: Márcio Ribeiro (Pinguim) / Redes Sociais (foca)
Fotos: Plínio Melo (Gentilmente cedida)
Contato: [email protected]
Percorrendo as praias de Peruíbe região
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."
Boa noite realmente bela explicação . Mas a única ressalva é que estava em descanso e foi incomodado onde provavelmente ainda cansado teve que voltar ao mar.