Vamos falar sobre o gênero novela

A novela é a forma mais antiga e comum de ficção narrativa que se desenvolve em torno de personagens, cenários e conflitos. Por meio de suas palavras, o autor transporta o leitor para um mundo diferente e lhe oferece uma experiência única. As novelas também podem ser usadas para entreter, ensinar lições morais ou refletir sobre questões sociais.

A novela pode ser definida como uma extensa obra fictícia em prosa que explora as vidas e os destinos dos personagens principais, bem como o ambiente em que esses personagens vivem. Na maioria das vezes, a história se concentra em um tema central, como o amor, a família, a traição ou a perda. Uma obra-prima da literatura pode conter todos esses elementos e muitos outros.

O gênero da novela oferece ao escritor inúmeras possibilidades de contar histórias ricas e fascinantes. Os autores podem escolher explorar as profundezas da psique humana através do drama psicológico; criar mundos imaginários repletos de magia; investigar questões sociais controversas; ou mergulhar nos assuntos relacionados à política. O gênero da novela é tão versátil quanto a imaginação do escritor.

Por meio da narrativa envolvente e dos personagens realistas, as novelas permitem que os leitores explorem a complexidade humana. Ao ler uma boa novela, as pessoas se sentem parte da trama e têm a chance de experimentar empatia por aqueles cujas vidas são descritas nas páginas da história.

No programa de hoje, Jonatas Oliveira e Jota Fagner batem um papo sobre o gênero literário que é confundido com telenovela. Entre besteiras e piadas sem graça, os dois abordam as origens desse formato de escrita, sua história evolutiva e suas principais características. De quebra, ainda comentam sobre algumas produções de telenovelas e dão dicas de livros.

Citados no programa:

Aperte o play e comece a ouvir.

Seu comentário é muito importante para nós. Assine o nosso Feed. Página com todos os episódios aqui.

Ouça também no:

Sobre o autor

Website | + posts

José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.

Website | + posts

Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações