Sustentabilidade é destaque no Carnaval da Marquês Sapucaí (RJ)
A arte e a sustentabilidade são, sem sombra de dúvidas, dois dos principais temas necessários e urgentes da nossa sociedade e, quando os dois se juntam, dá samba. Às vezes literalmente!
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Latas de Alumínio (ABRALATAS) leva para a Marquês de Sapucaí o projeto “Cada Lata Conta”. Na edição de 2023 da iniciativa, a entidade conta com a parceria do Sesc, e pretende chegar à marca de 10 toneladas de latas de alumínio coletadas.
Programa internacional de conscientização ambiental, o “Cada Lata Conta”, foi criado no Reino Unido em 2009 e já é realizado em 19 países. No Brasil, o projeto é coordenado pela ABRALATAS e, a ação na Marquês de Sapucaí tem apoio da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
“Este ano vamos contar com a dedicação de mais de 100 pessoas, entre catadores, gestores e voluntários que abraçaram o projeto e estão engajados nessa corrente sustentável com relevantes resultados ambientais e sociais na coleta das latinhas consumidas durante o desfile”, destacou o presidente da ABRALATAS, Cátilo Cândido.
A reciclagem de latas no Brasil é fonte de renda para muitas famílias. De acordo com o Cada Lata Conta, mais de 800 mil famílias de catadores são beneficiadas no processo de reutilização de latinhas e os números são impressionantes: entre 2010 e 2020, mais de 3,2 milhões de toneladas de latas fora recicladas.
Além disso, a indústria de latas de alumínio para bebidas garante a compra de todas as latinhas descartadas e apoia o envolvimento dos catadores nos serviços de coleta seletiva dos municípios brasileiros. O processo de reutilização desse tipo de embalagem reduz em 70% o consumo de energia elétrica e emissão de co2 em relação à lata produzida a partir do alumínio primário.
A boa notícia é que as latas de alumínio para bebidas são infinitamente recicláveis sem perder suas propriedades e elas possuem um ciclo de vida muito curto, de apenas 60 dias a partir do consumo, reciclagem e retorno às prateleiras.
Para mais informações sobre a Abralatas, acesse o site instituição. E para conhecer o Cada Lata Conta, acesse o site do programa ou siga o perfil do projeto no Instagram.
Leia outras histórias
Homenagem a Nélida Pinõn inicia temporada do Clube de Leitura CCBB 2023
Aldeia liderada por mulheres indígenas recebe apoio de coletivo para sua valorização
Museu do Inusitado resgata a cultura indígena em Sarau e documentário exibido em SP
Energia solar já é a segunda maior fonte de energia do Brasil
Jair Bolsonaro visita Peruíbe, come pastel e é alfinetado pelo prefeito
Livro narra como o racismo e o elitismo podem destruir sonhos
Jesus, armas e o Diabo.
Grupo Sonzando realiza arraial infantil com show, brincadeiras e atividades lúdicas em SP
Sobre o autor
Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".