Sem custo algum, artista transforma Kombis em obras de arte

Projeto consiste na customização gratuita de peruas, como as de feirantes, pessoas que vivem em kombis, coletores de resíduos sólidos, entre muitos outros

Já pensou em transformar sua Kombi velha em uma obra de arte, e ainda por cima de graça?  Pois, se depender do artista urbano Bonga Mac, essa tarefa é possível. Neste ano de 2021, ele deu início ao projeto Kombozas, que consiste em ressignificar Peruas Kombi por meio de sua intervenção artística.

Independentemente de o veículo apresentar ou não boas condições, o artista vem customizando peruas, gratuitamente, de todos os perueiros interessados. Para isso, ele utiliza a técnica do graffiti, com que atua desde a década de 90, por influência da cultura hip hop – responsável por motivá-lo a reproduzir as ideias passadas em capas de discos e letras de músicas. Desde então, ele já desenvolveu uma série de trabalhos nacionais e internacionais, utilizando o graffiti, relacionados às questões sociais, culturais e étnicas.

 

Agora, ele presenteia com a sua arte aqueles que estão sempre nas ruas, incluindo feirantes, moradores de Kombi Home (veículo adaptado para moradia) e coletores de resíduos sólidos, cujo papel relevante, especialmente para as grandes cidades, é menosprezado pela sociedade. Assim, por meio de seu trabalho, Bonga colabora para dar mais visibilidade a essas pessoas, ao personalizar seus veículos e atrair novos olhares para elas.

Com o seu projeto, ele pretende alcançar a marca de 50 Peruas Kombis pintadas, gerando 100 registros fotográficos, já que incluem as duas laterais. O resultado das intervenções se transformará em uma publicação impressa também chamada Kombozas. Ele ainda visa quebrar o recorde de artista urbano com o maior número de Peruas Kombi pintadas no mundo para integrar o Guinnes Book. “Tenho a agradecer a confiança de muitos proprietários e de todos que estão ajudando a compartilhar o projeto nas redes”, afirma.

Bonga ainda desenvolve uma série de trabalhos como arte-educador, incluindo projetos que incentivam a difusão da cultura hip hop, juntamente com crianças e adolescentes por meio de oficinas, reuniões, debates e mostras.

Nesta sexta-feira 23/04, a partir das 12h, Bonga realizará um trabalho artístico na Galeria Alma da Rua, no Beco do Batman – uma das maiores atrações turísticas de São Paulo em termos de arte de rua. Para saber mais, clique aqui

Sobre o artista:

Donizete de Souza Lima, conhecido como Bonga, é artista visual, arte educador, escritor e empresário da Bonga Produções. Seu estilo está presente em estados como São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além de países como Chile, Canadá, França, Bélgica, Itália, Equador e Peru. Seus trabalhos também podem ser encontrados em livros, artigos e revistas. Também é co-autor do livro Tinta Loka Street Book (2017)

Para saber mais, acesse: originalbonga.blogspot.com

Serviço:

Se você tem uma Perua Kombi e deseja apoiar este projeto, entre em contato com o artista pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp 11 96703-8389 ou Instagram @bongamac

Mariana Mascarenhas

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial. Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias. Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.