São Sebastião recebe 1º Simpósio de Educação Inclusiva e Políticas Públicas
Termo utilizado para designar toda e qualquer tipo de integração de grupos ou indivíduos excluídos socialmente, a inclusão social é pauta de discussões, estudos, pesquisas e políticas que visem sua concretização. Mas, apesar do assunto ser amplamente discutido, a sociedade, de modo geral, ainda padece de um grande distanciamento entre as dimensões teóricas e práticas relacionadas ao tema. A começar pelas próprias exigências da inclusão, pois, falar de práticas inclusivas requer uma atenção especial para as individualidades existentes, a fim de promover uma verdadeira integração, que considere as diferenças, sem isolá-las, mas que, ao mesmo tempo, sejam reconhecidas para uma melhor socialização.
Assim, incluir pela diferença não é anulá-la, mas ter um olhar diferenciado e atento que permita novos caminhos para uma inclusão verdadeira. Todavia, a forma como se busca consolidar as práticas inclusivas, muitas vezes, revela-se um sinônimo muito maior de exclusão do que de inclusão pela falta de uma maior compreensão das diferenças para suas inserções sociais. Afinal, para fazer é preciso compreender. No âmbito educacional não é diferente e os desafios para lidar com a educação inclusiva são numerosos. Com o intuito de esclarecer questões a respeito, acontecerá nos dias 11 e 12/11/17 o 1º Simpósio de Educação Inclusiva e Políticas Públicas, na cidade de São Sebastião, em São Paulo.
O evento é promovido pelo grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Políticas Públicas, da Universidade de Santo Amaro (UNISA), em São Paulo, em parceria com a Faculdade São Sebastião (FASS), do grupo educacional UNICSUL. Durante o Simpósio acontecerá a apresentação de especialistas da área de inclusão, educação e comunicação para falar sobre temas diversos ligados à inclusão, além de minicursos. Confira abaixo a programação:
DIA 11 DE NOVEMBRO – Faculdade São Sebastião (FASS)
08h – Credenciamento
08h30 – Conferência de Abertura:
Desenho Universal da Aprendizagem – Me. Ticiana Couto
Relato de pesquisa na escola – Dr. Lucelmo Lacerda
10h – Parada para o café
10h30 – Mesa-Redonda:
Inclusão e Espetacularização – Mariana da Cruz Mascarenhas
Formação docente e inclusão – Daniel de Brito Junior
Acessibilidade na Educação Superior – Renata Louro Costal
Salamanca e a Constituição Cidadã – Carlos Gabriel G. Cruz e Janaína G. Tomasevicius
12h – Parada para o almoço
13h30 – Mesa-redonda (2):
Comunicação Alternativa na inclusão – Rodolfo J. C. Medeiros
Síndrome de Down e o método Montessori – Danielle Lueth Assaf
Altas Habilidades e preconceito – Patrícia Cesar G. Pereira
Tecnologia Assistiva e Deficiência Visual – Luiz Carlos Miyashiro
15h – Parada para o café
15h30 – Minicursos
Neurociências e Educação – Dra. Telma Pantâno
Alfabetização de pessoas com TEA – Dr. Lucelmo Lacerda
Prof. de apoio na inclusão – estratégias – Me. Rosângela Pereira
17h – Encerramento do primeiro dia
DIA 12 DE NOVEMBRO – Teatro Municipal
09h – Conferência
Neurociências e Aprendizagem – Dra. Telma Pantâno
11h – Encerramento – Dra. Eliane Teixeira
SERVIÇO:
1º Simpósio de Educação Inclusiva e Políticas Públicas
Local: FASS – Rua Agripino José do Nascimento, 177, Vila Amélia, São Sebastião (SP) / Teatro Municipal – Avenida Dr. Altino Arantes, 2, Centro, São Sebastião (SP).
Valor da inscrição: R$ 60,00
Valor dos minicursos: R$ 40,00
Inscrições:
Conta para depósito
Conta Corrente: 0004987-5 / Ag: 7924-3 / Bradesco
Eliane de Alcântara Teixeira
Enviar e-mail com comprovante de depósito para [email protected]
(em caso de inscrição também para minicurso, informar qual deseja)
Sobre o autor
Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.