Quando devo procurar um psicólogo?
Muitos acreditam que ir ao psicólogo é coisa pra loucos, pessoas com sérios problemas mentais, ou para pessoas que passaram por experiências traumáticas extremas.
Outros ficam com medo do terapeuta contar o que lhe foi dito pra alguém e/ou julgar-lhe.
A verdade é que o psicólogo estuda, no mínimo, 5 anos para aprender sobre as questões do ser humano, desenvolver habilidades técnicas e treinar a escuta. Para, dessa maneira, poder acompanhar e dar ferramentas para que o paciente possa passar por momentos difíceis e enfrentar melhor os dilemas do dia a dia.
A terapia é o espaço para falar sobre as coisas que te causam desconforto e preocupação com a certeza que ninguém vai te julgar nem contar pra ninguém. Afinal, temos um extenso código de ética e somos ensinados desde o começo da graduação a não emitir juízo de valor.
Com ajuda de um profissional, você vai se conhecer melhor, identificando comportamentos que estão sendo prejudiciais, descobrindo vulnerabilidades e, isso vai te ajudar a mudar de perspectiva.
É bem diferente de uma conversa com amigos ou familiares, pois tem um olhar neutro e devidamente qualificado para te ajudar a tomar decisões que não estejam baseadas em medos, feridas ou traumas. Para que você possa tomar decisões de forma mais saudável, se aproximando mais da pessoa que deseja ser e se coloque em primeiro lugar.
Dessa maneira, concluímos que: não é preciso estar doente para iniciar procurar um psicólogo. Uma vez que todos nós temos as nossas questões pessoais, a psicoterapia é para qualquer pessoa que queira compreender e melhor lidar com os seus problemas.
Josane Mascarenhas
Leia outras histórias
Sobre o autor
Psicóloga (CRP - 03/21818) de abordagem Cognitivo Comportamental, com pós graduação em arteterapia.
Faz atendimentos de psicoterapia online.