Pré-estreia de documentário sobre graffiti no Cine Belas Artes marca retomada cultural em SP

Pré-estreia de documentário sobre graffiti no Cine Belas Artes marca retomada cultural em SP

09/03/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Pré-lançamento foi precedido de ação de Live Painting do artista urbano Bonga Mac / Foto: Tiago Diel

“Foi uma honra! Experiência única que tivemos com um projeto que marca a retomada das atividades culturais da cidade de São Paulo, neste cenário de pandemia”. É assim que o diretor Onofre Bonesso Jr. avalia o pré-lançamento de seu documentário Arte no Muro, que aconteceu na noite de 31 de agosto, no Cine Petra Belas Artes.

A produção nos convida a redescobrir São Paulo por meio da arte urbana, a partir do olhar de seis artistas urbanos: AKN, Gen Duarte, Ju Violeta, Onesto, Katia Suzue e Vermelho. “Trata-se de um projeto que aborda a relação dos artistas e do público com a cidade, a experiência de estar na rua, observando os graffitis acontecendo”, afirma Bonesso.

Mas, segundo o diretor, ao mesmo tempo que o pré-lançamento do documentário é uma celebração do retorno da programação cultural, também desperta a consciência e a melancolia de ver no documentário pessoas que participaram da produção e, infelizmente, não puderam acompanhar o trabalho pronto, pois já não estão mais entre nós. Um exemplo é a participação do artista Vermelho, que morreu em abril deste ano de 2021, em decorrência da COVID-19. Algo que, para o diretor, torna o documentário ainda mais especial.

Para inserir, ainda mais, o público presente no universo do graffiti, o pré-lançamento contou com uma ação de abertura de Live Paint do artista urbano Bonga Mac, que avaliou tanto a sua ação como a pré-estreia um grande marco para a cultura urbana: “O Cine Petra Belas Artes é um espaço reconhecido e respeitado tradicionalmente por exibir obras de circuito independente e conceitual,  não filmes comerciais. Isso torna, de extrema relevância, a possibilidade de exibir, em espaços como esse, um documentário de nossa cultura de rua. Muito obrigado a todos e todas que estão tornando esse projeto possível, parabéns a todos os envolvidos.”

A pré-estreia ainda contou com a participação dos artistas AKN e Katia Suzue e um número significativo de pessoas, mas tudo foi realizado dentro dos protocolos de segurança. O Cine Petra Belas Artes disponibilizou 70% da capacidade da sala e não foi permitida a entrada e permanência no cinema sem o uso de máscara.

“Eu desejo que essa retomada cultural não pare e que continue dando muitos frutos, com um número cada vez maior de pessoas vacinadas. Eu só tenho a agradecer a todos que estiveram presentes. Foi uma noite maravilhosa!”, conclui Bonesso.

 

Apoio da ação: vitrine_da_leitura, @ceresmacedoo, @exilioart, @petrabelasartes, @sprayparis68 , @josimarsilva_s, @cacaw.s2 e Bonga Produções.