Peruíbe permanece na “série B” no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, divulgado no final do mês de agosto, deste ano. Para a prefeitura, o resultado é positivo. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram avaliadas. Na região, Praia Grande e Mongaguá foram as que melhoraram a classificação em relação ao estudo de 2017. Praia Grande passou de “B” para “A” e Mongaguá de “C” para “B”. As demais cidades se mantiveram na mesma categoria nos dois Mapas.

Veja:


O Mapa do Turismo faz a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, sendo “A”, a melhor nota e “E” a pior.

A classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Praia Grande

Para chegar a esta posição de destaque dentro do estudo, Praia Grande disse que cumpriu algumas diretrizes. A cidade conta com o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) atuante e orçamento próprio destinado ao setor. Outro destaque é que o município possui prestadores de serviços turísticos inseridos no Cadastur, do Ministério do Turismo.

Por final de semana, Praia Grande recebe mais de 300 mil visitantes e, no período do Réveillon, por exemplo, chega a 1,5 milhão de turistas.

A Prefeitura tem realizado diversas obras e ações ao longo dos últimos anos com o objetivo de melhorar a infraestrutura da Cidade.

Peruíbe

A prefeitura de Peruíbe respondeu que:

“A classificação depende muito de critérios e números que fogem à capacidade administrativa local e a migração de categoria é bastante complexa. É importante também notar que os municípios que tem as categorias “A” e “B”, são cerca de 320 municípios, em um total de 2694, portanto, Peruíbe está entre os 12% melhores municípios turísticos do Brasil. E se considerarmos o número total de municípios do Brasil (5570), estaríamos entre os 6% melhores. Não é pouco!

A parte que cabe à administração municipal para que tenhamos uma boa posição é feita através das muitas ações da Secretaria de Turismo e da Administração Municipal, no sentido de providenciar ações importantes, como a obrigação de participação em instância de governança, ter Conselho Municipal de Turismo em atividade, ter um órgão de turismo em atividade, ter órgão municipal de turismo, orçamento destinado ao Turismo e alimentar a plataforma de dados do Ministério do Turismo, para nos posicionarmos no MAPA.”

Matéria e Foto: Márcio Ribeiro
Fonte: G1 Santos e Região e Ministério do Turismo
Contato: [email protected]

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.