Press "Enter" to skip to content

Parabéns, Ipiaú! 87 anos!

Pedi ao meu amigo Vicente Andrade que preparasse um texto sobre o aniversário da cidade de Ipiaú. Segue o resultado:

Desde pequeno sempre cultivei dentro de mim a esperança de um dia poder alcançar uma cidade justa e promissora que desse vez e voz para as pessoas que mais precisam. Essas pessoas são seres humanos que não tiveram a oportunidade de acesso aos direitos básicos para se ter uma vida digna.

Sei o quanto sentimos indignação ao saber que ainda existem pessoas em estado de pobreza extrema sem acesso a alimentação, moradia, saúde, educação, ao lazer. E a própria alucinação é suportar o dia a dia, como diria o compositor e cantor Belchior.

Não vejo como entender normalidade na desigualdade social, acredito que existe sim, a possibilidade de tornar uma cidade mais justa, podem me chamar de sonhador, de utópico, de comunista, socialista ou do que quer que seja, não importa. Serei mais um que sonha em tornar caminhos de pedras em castelos, em tornar desejo em realidade, em sentir a fibra e a coragem do nosso povo.

Por isso, luto e grito por entender que devemos oportunizar os espaços e garantir o que reza a carta constitucional do nosso país. Isso sim é o verdadeiro revolucionário, aquele que se indigna com a triste realidade do povo e vê que nada é feito pelos governantes.

Em nosso município ainda nos perguntamos, por que ainda existe a fome? E enquanto a fome persistir, não há o que se comemorar. Nossa história tem rastro de sangue, nossa história tem fome, nossa história tem cultura, nossa história tem resistência.

E em relação à nossa cidade, aos 87 anos de emancipação política ipiauense, parabéns! Parabéns ao povo, parabéns aos que lutam, parabéns aos que sonham, parabéns aos que defendem uma Ipiaú mais justa.

Ipiaú, terra e povo que amo.

87 anos de quê?

Vicente Andrade

Be First to Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.