O negro mágico

O termo “Negro Mágico” é um tropo no cinema, televisão e literatura que se refere a personagens negros que possuem uma visão especial ou poderes místicos e aparecem em auxílio de protagonistas brancos em um filme. O personagem é tipicamente, mas nem sempre, “de alguma forma externa ou internamente deficitário, seja por discriminação, deficiência ou restrição social”. Personagens negros mágicos têm sido uma tradição na ficção americana.

O termo foi cunhado pelo cineasta Spike Lee no início dos anos 2000 quando ele compartilhou com estudantes de cinema sua insatisfação por Hollywood continuar investindo nesta premissa estereotipada dos personagens negros.

Maxson Vieira e Jota Fagner batem um papo sobre o assunto.

Comece a ouvir o programa e deixe seu comentário.

Assine o nosso Feed.

Ouça também no 

 

Sobre o autor

 | Website

José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.

Formado em Física, Mestre e Doutor em Engenharia Espacial / Ciência dos Materiais. Fã de J. R. R. Tolkien, José Saramago, Sebastião Salgado e Ansel Adams. Passou a infância e adolescência dividido entre Astronomia, quadrinhos, livros e D&D. Atualmente é professor do IFBA.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações