Nova noitada do movimento A NOITE DO BRASIL

Nova noitada do movimento A NOITE DO BRASIL

06/06/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

No próximo dia 08 de junho (terça-feira) acontecerá a segunda “A Noite Do Brasil”, movimento de projeções de charges, obras de arte e intervenções nas empenas (paredes cegas) de edifícios da cidade de São Paulo que servirão de suporte para exposição virtual de artistas plásticos, chargistas e grafiteiros de todo o Brasil. Os idealizadores da mostra – uma parceria do Coletivo Projetemos e artistas visuais – pretendem unir arte e tecnologia ao fazer da cidade uma gigantesca galeria a céu aberto, com um olhar crítico sobre o atual momento brasileiro.

A exibição inaugural ocorreu em 04 de maio, mesmo dia do primeiro ano da morte do cronista, compositor e letrista Aldir Blanc, e teve como homenageado especial o sociólogo Betinho (Hebert José de Souza) e participação de muitos chargistas, incluindo Laerte.

A projeção ou videomapping é uma inserção através de projetores em empenas de prédios e paisagens urbanas de grande impacto visual mundial, que podem ser vistos por milhares de pessoas em tempo real e via compartilhamento nas redes.

Nesta segunda edição, a principal projeção acontecerá na Rua Caio Prado com a Consolação, em São Paulo, ponto de excelente visibilidade. Novos locais poderão ser contemplados com as projeções, na medida em que a rede de projecionistas cresce, como ocorreu na primeira versão do evento. Estão sendo articuladas projeções em mais cidades do Brasil.

A ideia das projeções nasceu numa conversa entre os artistas Elifas Andreato, Enio Squeff, Crau da Ilha e Aroeira, e partiu do princípio de que, se o povo não pode ir às exposições artísticas em galerias, devido à pandemia, as exposições artísticas podem ir ao povo por meio das projeções.

Segundo os organizadores, as exibições terão, no máximo, uma hora de duração com transmissão ao vivo pelo Instagram (@projetemos) e postagens nas redes sociais, que divulgarão as intervenções dos inúmeros locais de projeção já acertados. No primeiro “Noites do Brasil”, as obras foram projetadas em cinco edifícios em São Paulo e dois em Belo Horizonte. A mostra também estendeu-se a mais oito países – Itália, Austrália, Alemanha, Canadá, Espanha, México, França e Países Baixos, via compartilhamento nas redes sociais.

Desta vez, participarão os chargistas Miguel Paiva, Jota Camelo, Quinho, Thiago Lucas e o artista plástico e cenógrafo Fernando Brettas, além de Ciça Pinto, que foi uma das primeiras mulheres a atuar na área do desenho de humor  brasileiro, com suas tirinhas do Pato e Formigas há mais de 50 anos e cujas as abordagens, curiosamente, ainda são atuais. A estes se somarão as obras dos artistas visuais que estiveram na primeira mostra, os pintores Elifas Andreato e Enio Squeff, o escultor Israel Kislansky, o grafiteiro Bonga Mac e os chargistas Aroeira, Brum, Gilmar e Carol Cospe Fogo.

“A Noite Do Brasil” está ampliando seu escopo na direção de um projeto mais amplo e com novos produtos, por meio de novos parceiros e inscrições em editais que possibilitem uma longa relação entre artistas visuais, fotógrafos, poetas, compositores, jornalistas, músicos, escritores e projecionistas nacionais e internacionais. Acompanhe as novas ações, que sempre serão anunciadas nas redes sociais @anoitedobrasil

Terça, 08 JUNHO 2021 | Projeções Consolação x Caio Prado
A partir das 20h AO VIVO no instagram @projetemos

A Noite Do Brasil

Instagram, Facebook, Twitter  @anoitedobrasil

e-mail [email protected]

Dani Baptista (11) 94130-8612

Ronie Prado (11) 99204-2660
Bento Andreato (11) 98369-2770

Projetemos

https://www.projetemos.org/

Instagram, Facebook @projetemos

Felipe Spencer (11) 97728-1694