Na semana de abertura da Copa, FAEP promove evento sobre importância do esporte

A Copa do Mundo se aproxima e, faltando poucos dias para a sua abertura, muitos brasileiros já estão no clima esportivo, na expectativa de acompanhar os jogos e torcer pela seleção brasileira. Todavia, além de entrar no ritmo dos jogos, é muito importante também estar com condicionamento físico, afinal a prática da atividade física é essencial para a manutenção da qualidade de vida.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos brasileiros são sedentários, e entre os jovens, tal índice sobe para 84%. Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina, ocupando o quinto lugar no ranking mundial. Ciente de tudo isso, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada em Parada de Taipas, região noroeste de São Paulo, promoverá uma palestra gratuita com o tema Prática de esportes: Benefícios para uma vida melhor, no dia 22 de novembro, a partir das 19h30.

O intuito do evento é fomentar a importância da atividade física, independentemente da esfera profissional, ressaltando seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental, com a garantia de uma vida mais sadia e longeva. Para isso, a instituição contará com a presença do ex-atleta profissional de futebol Walter Júnior, que já jogou em diversos times brasileiros e conquistou importantes títulos.

Para o ex-atleta Luís Eduardo Pereira Gomes, professor do curso de Educação Física da FAEP, eventos como a Copa do Mundo e palestras que mostrem a realidade dos atletas são essenciais para despertar, principalmente nos indivíduos mais sedentários, o interesse pela prática da atividade física no dia-a-dia, além da busca de informações sobre modalidades físicas e melhora no bem-estar. “A maioria de nós, brasileiros, somos adeptos a tais atividades, porém, sempre há a necessidade de um incentivo externo para exercê-las”, afirma o professor.

Já o ex-jogador Walter considera a prática do esporte fundamental para o desenvolvimento humano. “Esporte é vida, saúde. Trata-se de uma modalidade que tira as pessoas do sedentarismo, e assim, contribui para a prevenção de inúmeras doenças. Nosso corpo necessita estar em constante movimento e, certamente, com a Copa do Mundo, mais pessoas são estimuladas a praticar esportes, especialmente as crianças que sonham ou passam a sonhar em ser jogadoras de futebol”, completa.

A palestra será realizada de maneira híbrida (presencial, com transmissão online pelo Google Meet) para todos os interessados, de modo geral, e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Serviço:

Palestra: Prática de esportes: benefícios para uma vida melhor

Onde: FAEP: Rua Cordeiro da Silva, 165, Vila Nova Parada, São Paulo, SP (evento presencial com transmissão online).

Data: 22 de novembro, a partir das 19h30

Evento gratuito

Inscrições pelo Sympla, clique aqui

Sobre o Palestrante:

Walter Januário de Paula Júnior: ex-atleta profissional de futebol. Iniciou sua carreira em 2004, no interior de São Paulo, ao integrar a equipe da União Barbarense, com a qual foi campeão brasileiro da série C, no mesmo ano, e permaneceu atuando por mais dois anos.

A partir de 2007, também jogou nos seguintes times brasileiros: Bragantino, Anapolina, Guarani, Vila Nova, Botafogo (Ribeirão Preto), Náutico, Santa Cruz, Guaratinguetá, Mirassol, Santo André, Botafogo (Paraíba), CSA, Rio Claro, Bangu, Barretos, Asa de Arapiraca e Marília.

Ainda teve outras conquistas importantes ao ser vice-campeão brasileiro da série C pelo Guarani (Campinas), em 2008, campeão do interior paulista pelo Botafogo (Ribeirão Preto), em 2010, e campeão paraibano pelo Botafogo (Paraíba), em 2014. Encerrou sua carreira no ano de 2020.

Sobre o autor

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações