Mostra Psicossomático traz luz para nosso eu mais profundo e sombrio por meio da Arte

Mostra Psicossomático traz luz para nosso eu mais profundo e sombrio por meio da Arte

12/03/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Os mais profundos e sombrios sentimentos humanos ganharão luz através da arte, a partir do dia 4 de dezembro, na Exílio Galeria, localizada na Rua Augusta, em São Paulo. Na ocasião, acontecerá a abertura da mostra Psicossomático pelo artista Junior Santos, que exibirá pinturas destinadas a revelar e personificar nossos demônios internos em figuras pictórias e até abstratas.

“Eu acredito que é uma briga mais justa. Você não consegue enfrentar aquilo que não pode ver e entender. Quando estamos frente a frente com nossos medos, e enxergamos seus rostos e fisionomias, podemos lutar de igual para igual, mesmo que tudo pareça perdido. Precisamos nos entender, antes de entender o próximo e seus medos”, diz o artista. Segundo Santos, o que ele procura é uma identificação com suas criações; uma linguagem universal para que as pessoas se sintam representadas, mesmo no escuro, sem ver nada. “Há esperança, por mais que não pareça”, completa.

Por mais que pareçam singulares, as pinturas de Junio Santos trazem uma narrativa, não apenas em técnica, textura ou formas, mas no comprometimento do pintor em manter uma coesão visual. É possível passear entre cada arte, cada pincelada, como se estivéssemos presenciando uma história sendo contada, cada fase de um transtorno, uma perturbação.

Psicossomático estará em cartaz na Galeria Exílio até o dia 11 de dezembro.