Home O Garoçá Curiosidades Mariposa com rosto aparece em Peruíbe

Mariposa com rosto aparece em Peruíbe

Mariposa  com rosto aparece em Peruíbe
0

Uma Mariposa com rosto aparaceu na Zona Rural de Peruíbe/SP.

Seu nome científico é Langsdorfia franckii e pode ser encontrada no Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Colômbia, Venezuela, na América Central continental e também no México.

Sua característica marcante são os “olhos” claros bem nítidos desenhados nas “costas” que contrasta com o preto. Alguns falam que parece o rosto de um cachorro, enquanto outros dizem que é uma carranca.

Segundo biólogos, o desenho que lembra um rosto serve como defesa contra possíveis predadores.

É bom lembrar que as larvas desta Mariposa perfuram a madeira e pode causar danos aos móveis ou portas e janelas. Veja outra foto:

langsdorfia-franckii-marcos-eugenio

Algumas comunidades atribuem o bicho a mau agouro e o associam com histórias de bruxas. Curiosamente, a foto feita em Peruíbe foi tirada nas comemorações do Halloween.

 

Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Foto: Márcio Ribeiro / Marcos Eugênio

Postagem: O Garoçá

Todos os direitos reservados – Novembro de 2016

Márcio Ribeiro Sou Jornalista, Guia de Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e Guia de Birdwatching. Sou um caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou um dos fundadores do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para O Garoçá, Editoria Livre e para a Revista Editoria Livre.

Deixe uma resposta