Livro traz os bastidores das buscas às vítimas do desastre de Brumadinho

Brumadinho 272 é um livro-reportagem que retrata os bastidores da Operação Brumadinho, considerada a mais longa missão de busca e salvamento do Brasil e, possivelmente, do mundo. Na obra, um dos comandantes das buscas, Anderson Passos, e a jornalista Luciana Quierati, que cobriu a tragédia in loco, trazem o dia a dia de bombeiros, peritos, médicos, voluntários e outros profissionais que atuaram na operação, bem como a dor e a espera de sobreviventes, moradores e familiares de vítimas, em histórias que se entrelaçam.

A narrativa foi construída a partir da experiência do tenente-coronel na chefia dos quatro primeiros e mais difíceis meses da operação, de pesquisa documental e entrevistas com 87 pessoas. Passos é quem narra os acontecimentos a partir do ponto de vista de quem atuou no mar de lama e enfrentou o cenário de caos, esperança e desolação após a catástrofe.

O rompimento da Barragem 1, na Mina Córrego do Feijão, da Vale, destruiu parte de dois bairros, propriedades rurais, uma pousada e extensa área de vegetação. Deixou oficialmente 270 mortos, mais dois bebês nas barrigas das mães – razão do título da obra.

A Operação Brumadinho teve início no dia do estouro da barragem, 25 de janeiro de 2019, e continua até hoje, 4 anos e 2 meses depois – 1.500 dias completados neste mês de março de 2023 –, em busca de três vítimas ainda não encontradas.

Brumadinho 272 é um livro independente, lançado pelo selo 11 Letras da 11 Editora. Havendo lucro com as vendas, todo ele será destinado a uma instituição social de Brumadinho, ainda a ser definida.

Sobre o autor

Website | + posts

Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações