Grupo Sonzando realiza arraial infantil com show, brincadeiras e atividades lúdicas em SP

Grupo Sonzando realiza arraial infantil com show, brincadeiras e atividades lúdicas em SP

07/08/2022 0 Por Mariana Mascarenhas

Evento acontecerá na Casa das Invenções, Casa de Cultura Campo Limpo e Casa de Cultura Butantã, até o dia 23 de julho

Imagem: Wilson Coelho

Julho: mês das férias escolares e das tradicionais festas juninas no Brasil. E que tal propor às crianças um Arraial diferenciado com vivências musicais misturadas às brincadeiras típicas dessa festividade? Essa é a proposta do coletivo Sonzando, grupo criado com o intuito de transmitir, através da brincadeira, o respeito e a consciência sobre o meio ambiente e a cultura popular (ainda pouco difundida ao público em geral) de maneira leve e poética, trazendo interação entre a música e objetos que nem sempre são considerados musicais ou adequados.

“Temos como metodologia o brincar, o sentir, e o vivenciar, através da valorização do conhecimento, da experiência e da criatividade do grupo. Uma metodologia que possibilita as pessoas serem protagonistas e propositores das vivências a serem desenvolvidas, utilizando o cotidiano de cada um como ponto de partida”, afirma o músico-educador Luís Vitor Maia, diretor musical do Sonzando.

Pois, até o dia 23 de julho, todas essas experiências poderão ser vividas por meio de um show com jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas para crianças, focados na temática junina. Trata-se do Arraial do Sonzando, evento gratuito e aberto para todas as famílias interessadas, que acontecerá na Casa das Invenções (09/07), Casa de Cultura Campo Limpo (20/07) e Casa de Cultura Butantã (23/07).

O grupo Sonzando / Foto: Thata Alves

“Nós iniciamos nossos trabalhos pedindo licença para criar um ambiente de acolhimento aos pequenos, com muita diversão, mas sem deixar de assumirmos o compromisso de educar e compartilhar conhecimento com os participantes”, afirma Luís Vitor.

Para o diretor do Sonzando, a música na infância é importante não apenas para gerar boas lembranças, como contribuir com o desenvolvimento dos pequenos. “A partir dela é possível estimular diversas habilidades da primeira infância, que serão refletidas na vida adulta, como memória, coordenação motora, linguagem e facilidade no aprendizado”, conclui.

É justamente esse desenvolvimento, mesclado à relevância da cultura popular, que será destaque no Arraial do coletivo.

Serviço:

Arraial do Sonzando

9/7, às 16h: Casa das Invenções: R. Hermes Ribeiro de Freitas, 526 – Jardim Elizabeth, São Paulo

20/7, às 14h: Casa de Cultura Campo Limpo: R. Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refugio, São Paulo

23/7, às 18h: Casa de Cultura Butantã: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo