GRAFFITI chega ao Petra Belas Artes

GRAFFITI chega ao Petra Belas Artes

08/25/2021 0 Por Mariana Mascarenhas
Se a cor cinza de São Paulo não nos permite contemplá-la, diante da nossa rotina agitada, a arte urbana vem, justamente, atrair o nosso olhar para a beleza despercebida da cidade. Pois, com direção de Onofre Bonesso Junior e trilha sonora do percussionista e compositor brasileiro Caito Marcondes, o documentário Arte no Muro nos convida a redescobrir São Paulo, a partir das histórias contadas por seis importantes artistas paulistanos: AKN, Gen Duarte, Ju Violeta, Onesto, Katia Suzue e Vermelho.
Com pré-estreia marcada para o dia 31/08, às 19h, no Cine Petra Belas Artes, a produção exibe depoimentos dos criadores artísticos sobre suas histórias com o graffiti e o quanto este é importante para ressignificar espaços urbanos – especialmente na periferia, onde esta forma de expressão, muitas vezes, se revela o primeiro e/ou único contato de muitos com a Arte, abrindo-lhes a visão de mundo e de oportunidades.
O documentário também ressalta a relevância do graffiti em ocupar todos os espaços, com a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes ideias, como questões sobre crítica social e política, sempre vinculadas a um conceito estético e artístico, que vem conquistando cada vez mais respeito na sociedade atual.
Arte no Muro vem mostrar as influências dos artistas e como eles enxergam o impacto de suas ações nas áreas onde estão inseridas, a expectativa de reconhecimento e as mais diversas manifestações artísticas existentes.
Portanto, por meio das histórias de cada um, somos levados a percorrer São Paulo para contemplá-la de forma singular, compreendendo os caminhos percorridos por esses criadores urbanos para desenvolver o estilo próprio, a partir de suas referências culturais e sensibilidade artística.
No dia do pré-lançamento, o artista urbano Bonga Mac fará uma Live Paint no Cine Petra Belas Artes. Reconhecido nacional e internacionalmente por trabalhos feitos no Brasil e no exterior, Bonga ficou ainda mais conhecido ao lançar o projeto Kombozas, em 2020, que consiste na personalização gratuita de kombis por meio do graffiti.  Assim, com a arte urbana, ele ressignifica não apenas os espaços, mas a vida de muita gente que utiliza os veículos para trabalhar.
Interessados em comparecer à pré-estreia de Arte no Muro devem reservar seu ingresso pelo Sympla. O valor é gratuito e recomendamos que a reserva seja feita com antecedência, pois, em razão da pandemia e seguindo os protocolos de segurança, o Cine Petra Belas Artes disponibilizará apenas 50 lugares, com assentos intercalados. Não será permitida a entrada e permanência no cinema sem o uso de máscara.
Serviço:
Pré-lançamento de Arte no Muro Live Paint do artista urbano Bonga Mac
Horário da Live Paint:  às 16h no corredor de acesso à sala 3 (Rubens Ewald Filho)
Horário do pré-lançamento: às 19h na sala 3 (Rubens Ewald Filho)
Local: Cine Petra Belas Artes: Rua da Consolação, 2423, São Paulo (SP)
Valor do ingresso: gratuito
Reservas pelo Sympla, clique aqui
Arte no Muro
Duração: 70 min
Direção: Onofre Bonesso Junior
Gênero: documentário
País: Brasil
Ano: 2020
Classificação: 12 anos