Força feminina no Graffiti chega ao Cine Petra Belas Artes

Força feminina no Graffiti chega ao Cine Petra Belas Artes

10/08/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Tela Ítaca – Mimpi

 

Como meio de transformação e ressignificação dos espaços urbanos, o graffiti busca ultrapassar fronteiras e descontruir preconceitos como uma arte que pode ser produzida por todos e para todos. Aberto à pluralidade, ele vem mostrar as diferentes forças presentes naqueles que o produzem, como é o caso das artistas urbanas que valorizam a presença e importância feminina nesse universo tão rico.

Pois, a partir do dia 15 de outubro, no espaço do Cine Petra Belas Artes, o público poderá desfrutar de obras artísticas reproduzidas por dez artistas urbanas: BarBara Goy, Bea Corradi, Bizu, Binak, Blue, Kelly Reis, Lady Brown, Micha, Mimpi e Piraña. É a exposição Por Elas, que permanecerá em cartaz até o dia 5/11.

Obra da artista Binak

A galerista Ceres Macedo e o artista urbano Bonga Mac, curadores da mostra, ressaltam a importância de um evento como esse. “É extremamente relevante e significativa a inauguração dessa exposição em um espaço como o Cine Petra Belas Artes. Nós, organizadores e artistas, estamos felizes e honrados por trazer a arte urbana para um local, considerado ícone da cidade de São Paulo”, ressalta Ceres.

Já para o artista Bonga Mac, a mostra reflete a importância do graffiti ocupar diferentes espaços que ultrapassem os muros das ruas. Ele também aborda a relevância do tema da exposição que, além de exaltar a presença das mulheres no graffiti, proporciona um encontro de diferentes gerações de artistas urbanas, envolvendo tanto meninas que estão se inserindo agora nesse universo, quanto mulheres com carreiras já consolidadas. “Essa experiência permite que as artistas iniciantes se sintam ainda mais inspiradas, por exporem seus trabalhos ao lado de outras que consideram referência”, conclui o curador.

Piraña

A artista multimídia Iasmim Pereira, conhecida como Mimpi, é uma das jovens que terá um de seus trabalhos exibidos em Por Elas, a obra Ítaca. “Uma poesia e lugar que conheci agora na pandemia, quando todos os planos se romperam, as expectativas se esvaziaram e foi mostrada nossa impotência em relação à vida. Nessa tela, trago isso de forma divertida, mas foi um processo doloroso”, diz a artista sobre sua obra.

Para Iasmim, a sensibilidade que permeia espaços de trocas, como a mostra, dá a ela luz para seguir e, junto com outras mulheres, perceber a troca, a escuta e o sentimento de união que é gerado da sororidade.

Binak, artista visual e urbana, também está muito feliz com a possibilidade de expor sua obra, depois de um longo período de isolamento social. “É muito importante essa retomada com uma exposição coletiva de mulheres. Eu agradeço a oportunidade de trazer esse trabalho a público em um local tão especial como o Cine Petra Belas Artes e junto dessas artistas que estão presentes na cena da arte urbana. Que esta exposição sirva para inspirar e incentivar mais mulheres a ocuparem seus espaços na cidade. Também só tenho a agradecer a todos os envolvidos.”

Kelly Reis

Portanto, Por Elas é um convite a todos para apreciar a riqueza da arte urbana a partir de diferentes olhares femininos, ricos por suas singularidades.

Serviço: Mostra Por ElasAbertura: 15/10, das 18h às 22h. Visitação: quinta a terça, das 14h30 às 19h30, até 05/11, no Cine Petra Belas Artes: Rua da Consolação 2423, Consolação, São Paulo (SP)