Home O Garoçá Curiosidades Flagrante: Urubu e Gavião trocam carícias em Praia de Peruíbe/SP

Flagrante: Urubu e Gavião trocam carícias em Praia de Peruíbe/SP

Flagrante: Urubu e Gavião trocam carícias em Praia de Peruíbe/SP
0

De: Márcio Ribeiro

Não há nada melhor do que pegar uma praia deserta e fazer um carinho em quem a gente gosta, não é mesmo?

Pois é, foi exatamente isso o que um Urubu (Coragyps atratus) resolveu fazer em Peruíbe/SP, aproveitando o pouco fluxo no litoral em tempos de pandemia.

Tudo isso passaria despercebido se o afago feito por ele não fosse em um Gavião Carcará (Caracara plancus), dá pra acreditar?

O observador de pássaros, Pedro Behne, estava lá e filmou a cena.

Veja o vídeo:

A pedido da reportagem, Pedro Behne comentou  a cena que ele mesmo filmou:

“Fiquei agradavelmente surpreso com a inusitada cena; já havia visto outros tipos de interações entre animais/aves, inclusive face a um inimigo comum, faz-se uma trégua. Uma cena que a mim transmitiu a existência de uma lacuna afetiva existente entre as aves, que naquele momento estava sendo preenchida pela sabedoria secular da natureza. Certas coisas não se aprende  em bancos de escola…” 

-Pedro Behne

De acordo com o biólogo e ornitólogo, Bruno Lima, a cena é normal e acontece com várias espécies diferentes:

“É interessante mesmo. Os bichos trocam carinhos entre as espécies ou uma ajuda a outra pegando carrapatos, por exemplo”

-Bruno Lima

Procurando na internet, é possível encontrar um outro vídeo, do Edivan Ribeiro, postado em 2015,  curiosamente no mesmo mês e com as mesmas espécies.

Veja:

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Foto: Pedro Behne

Vídeos: Pedro Behne / Edivan Ribeiro

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados / Julho de 2020

Márcio Ribeiro Sou Jornalista, Guia de Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e Guia de Birdwatching. Sou um caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou um dos fundadores do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para O Garoçá, Editoria Livre e para a Revista Editoria Livre.

Deixe uma resposta