FAEP promove evento sobre religião, gênero e cultura, a partir de diálogos contemporâneos

FAEP promove evento sobre religião, gênero e cultura, a partir de diálogos contemporâneos

04/28/2022 0 Por Mariana Mascarenhas

Objetivo é descontruir preconceitos sobre gênero, oriundos de interpretações equivocadas, e contará com a participação de pesquisadoras de renome

Considerado um dos países com o maior número de cristãos do mundo, o Brasil nos mostra o quanto a religião se faz presente no dia a dia do povo, influenciando diversos aspectos da sociedade, incluindo nossa formação cultural. No entanto, muitas vezes, concepções erradas formadas pela influência de religiosidades contribuem para visões equivocadas e preconceituosas sobre determinados temas, como a questão do gênero.

Com o intuito de descontruir equívocos e ampliar nossa visão de mundo sobre aspectos religiosos e culturais, a FAEP (Faculdade de Educação Paulistana) promove, dos dias 3 a 5 de maio, a 6ª edição do encontro Teologando, cujo tema é Religião, gênero e cultura: diálogos na contemporaneidade.

Trata-se de palestras virtuais realizadas no canal da FAEP, no YouTube, proferidas por pesquisadoras sobre religião, gênero e cultura, com objetivo de promover diálogos contemporâneos.

No dia 3 de maio, a Profa. Dra. Lidice Meyer Pinto Ribeiro, professora do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, em Portugal, dialogará sobre a influência da cultura e da religião sobre o gênero e o que a Bíblia tem a ver com isso. O objetivo será ressaltar como grande parte da leitura bíblica feita sobre gênero é baseada na religião e na cultura e não na Bíblia em si, contribuindo para um grande preconceito sobre o papel da mulher.

Já no dia 4 de maio, a Profa. Dra. Carolina Bezerra, pesquisadora do programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, abordará sobre hermenêuticas da teologia feminista: atitude de resistência e receio. A palestrante explicará as várias interpretações a respeito da teologia feminista, incluindo as mais conservadoras que refletem desprezo e discriminação pela mulher.

No último dia (5 de maio), a Profa. Dra. Valéria Vilhena, fundadora da EIG (Evangélicas pela Igualdade de Gênero), dialogára sobre religião e cultura: o discurso sobre o lugar da mulher no ministério pastoral.

“O objetivo desse encontro é dar voz às mulheres no quesito religião e contribuir para a descontrução de preconceitos sobre o papel feminino. Por isso contaremos com a presença de pesquisadores renomadas”, afirma Rui Caetano, professor e coordenador do curso de Teologia da FAEP.

As palestras são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla no link: https://www.sympla.com.br/evento-online/religiao-e-cultura-o-discurso-sobre-o-lugar-da-mulher-no-ministerio-pastoral/1526191

Serviço:

Teologando: Religião, gênero e cultura: diálogos na contemporaneidade

Dias 3 a 5 de maio, das 19h às 21h30

Canal da FAEP no YouTube

Inscrições pelo Sympla

Sobre as palestrantes:

Lidice Meyer Pinto Ribeiro: Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização (Universidade Aberta- Portugal), Pós-Doutora em Antropologia e História (USP), Doutora em Antropologia (USP). Professora no Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona em Portugal. Tem se dedicado ao estudo da Antropologia Bíblica, em especial sobre o papel da mulher na Bíblia e no Cristianismo.

Carolina Bezerra: Docente de Novo Testamento na graduação e no PPG em Teologia da Faculdades EST e pesquisadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, onde atua com Teologia Feminista. Tem pós-doutorado em Teologia Bíblica Feminista pela Faculdades EST (2020). Doutora (2017) e Mestra (2014) em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Bacharela em Teologia pelo STBSB (2011) e Engenheira Eletricista pela Universidade de Brasília (2000).

Valéria Vilhena: Teóloga, Mestra em Ciências das Religiões, Doutora em Educação e História Cultural. Fundadora da EIG-Evangélicas pela Igualdade de Gênero.