FAEP, em parceria com artista urbano Bonga Mac, faz a alegria da criançada em ação solidária

FAEP, em parceria com artista urbano Bonga Mac, faz a alegria da criançada em ação solidária

10/07/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Imagem: Ação solidária do Kombozas realizada em 2021

Desde o início de 2020, o artista urbano Bonga Mac vem transformando a rotina de feirantes, coletores de resíduos sólidos e muitas outras pessoas que utilizam kombis para trabalhar e, até mesmo, morar, por meio da personalização gratuita de seus veículos com o graffiti. Tudo isso faz parte do projeto Kombozas. O resultado deu tão certo, que muitos contemplados manifestaram a vontade de remunerá-lo em razão do belo trabalho.

Mas, ao invés de aceitar tal remuneração, Bonga decidiu mobilizar perueiros para a realização de ações sociais, como a que acontecerá neste sábado (09/10) em parceria com a FAEP (Faculdade de Educação Paulistana). A instituição promoveu o projeto social É doando que se recebe Kids que consistiu na arrecadação de brinquedos novos, nos dias 15 de setembro a 5 de outubro. A ação também acontece em parceria com o CIC Oeste (Centro de Integração da Cidadania), Instituto Anjos Solidários, ONG Naesfica e ONG Viva Taipas.

Cada um desses locais, incluindo a FAEP, foram pontos de arrecadação durante o período do projeto. E, no dia 09/10, alguns perueiros que tiveram suas kombis personalizadas farão o transporte dos brinquedos da faculdade para o CIC Oeste, onde acontecerá uma programação especial para o Dia das Crianças, em parceria com a Polícia Militar. O intuito é oferecer uma série de atividades – como jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas de brinquedos, contação de histórias, teatro, cinema e apresentações artísticas – que visam ao resgate do direito da criança ao brincar.

Além dessa programação, o objetivo também será contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia desse direito. Sendo assim, a festa ainda beneficiará crianças e pré-adolescentes que ficam nos semáforos e dentro de estabelecimentos comerciais, vendendo balas e doces, o que caracteriza trabalho infantil.  Por meio deste evento, o CIC Oeste pretende criar vínculos com as crianças, a partir das atividades apresentadas, a fim de tirá-la das ruas, combatendo o trabalho infantil.

As demais ONGs farão a distribuição dos itens doados para as famílias carentes que atendem.