Feriado de páscoa sempre traz visitantes para Peruíbe e desta vez veio um muito ilustre, especial e de bem longe: Trata-se do Pedreiro-dos-andes (Cinclodes fuscus), ave que ocorre nas áreas rochosas dos Andes até a Patagônia e Terra do Fogo, mas que no inverno eles migram para o norte, podendo atingir o Paraguai e o sul do Brasil.

Foi o primeiro registro para a cidade e também para o Estado de São Paulo. Jamais foi vista pela região. É o achado mais ao norte da espécie.

No Wikiaves, site especializado no assunto, há ocorrências no Rio Grande do Sul. Especialistas informaram que o pássaro é relativamente comum na Argentina.

Ninguém sabe dizer ao certo o que ele faz em Peruíbe, mas duas hipóteses passam a ser consideradas: Uma é que o bicho errou a migração e, se for verdade, ele errou e muito. A outra é que existe uma possibilidade de ser influência da mudança nos pólos magnéticos da Terra, isto de acordo com alguns biólogos.

O autor do achado é o biólogo e ornitólogo, Bruno Lima, que contou com muita sorte e, claro, competência, para perceber a aparição em seu caminho:  “Eu conheço as aves de Peruíbe e região e vi ali algo que eu não conhecia tão bem e sabia que poderia ser algo novo para o estado. Me desesperei para conseguir logo uma foto para registrar o bicho. Foi realmente muita sorte, pois estive no lugar certo e na hora certa”, comentou.

Além dele, autor da primeira foto e responsável pela localização do Pedreiro-dos-andes, Karina Avila (bióloga) e Márcio Ribeiro (jornalista)  fotografaram o alado. Algumas fotos do trio foram depositadas nos arquivos do Wikiaves. Birdwatchers (observadores de pássaros) já estão na cidade com o intuito de também conseguirem o feito.

Alguns profissionais acreditam que a aparição da espécie pode ser um indício de inverno rigoroso para o sudeste brasileiro.

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos: Márcio Ribeiro (direitos reservados)

Colaboração: Bruno Lima

Contato: [email protected]

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.