Artista urbano Bonga Mac aborda as vivências urbanas em evento promovido pela Secretaria da Educação de Caieiras

Artista urbano Bonga Mac aborda as vivências urbanas em evento promovido pela Secretaria da Educação de Caieiras

10/21/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Nestes dias 21 e 22 de outubro, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Caieiras está promovendo a 1ª Trilha Pedagógica, encontro de formação para educadores e gestores educacionais. Com o tema Educação Emancipatória: o currículo em movimento, o evento tem o intuito de potencializar os espaços formativos que viabilizam a reflexão, a interlocação e o fortalecimento do diálogo entre a SME e os profissionais da educação que atuam em diferentes locais, na região.

A escolha do tema se deu em razão da relevância de um currículo crítico e emancipatório para as práticas educacionais, que valorize as diferentes realidades culturais existentes, a descolonização do pensamento e a contemplação da diversidade e pluralidade de saberes. São dois dias inteiros de palestras na cidade de Caieiras. Entre os palestrantes destaca-se o artista urbano e arte-educador Bonga Mac, que abrirá a programação do dia 22, a partir das 7h30, no auditório do Núcleo Educacional de Caieiras (NEC Centro).

Em parceria com a Comunidade Cultural Quilombaque, o artista abordará o tema das Vivências Urbanas, com destaque para a questão dos tambores como herança ancestral e a identidade cultural para uma educação libertária.

Natural de Caieiras, Bonga Mac desenvolve uma série de projetos de incentivo e difusão da cultura hip hop e arte urbana para um público diversificado. Entre suas diversas atuações, ele é conhecido pelas intervenções artísticas realizadas no Brasil e no exterior, por meio do graffiti, além de personalizar kombis gratuitamente e mobilizar os donos dos veículos para a realização de ações sociais, como transporte e entrega de doações a famílias necessitadas, através do projeto Kombozas.

Para saber mais sobre o artista, acesse: http://originalbonga.blogspot.com/