Agrotóxicos: Bananicultores do Vale do Ribeira repudiam humor do Zorra Total

O programa de humor da Rede Globo, Zorra Total, exibiu  um vídeo animado com uma paródia da música do Sítio do pica-pau-amarelo, de Gilberto Gil.

Na versão humorística, a letra critica a quantidade de agrotóxicos liberados pelo governo federal nos últimos meses, com trechos:

“…para agradar a tal bancada tem veneno na panela. Sítio do pica-pau com sequela…Espiga de milho transgênico caprichada no arsênico e o Saci criou três pernas. Pra ruralista a vida é bela (…) Sítio do pica-pau com sequela”

Veja o vídeo

O programa, que procura divertir as famílias brasileiras, não agradou em nada alguns produtores do país. Algumas associações divulgaram nota de repúdio contra a exibição do vídeo “Sítio do pica-pau com sequelas”, entre elas estão: a “Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR)” e a “AMAP- Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina”. Nenhuma delas foi citada no vídeo que não faz referência a nenhum local específico do país: Veja alguns trechos da nota de repúdio:

“Repudiamos veemente a notícia veiculada no Programa Zorra Total da Rede Globo de televisão por não espelhar a realidade produtiva do Vale do Ribeira e exigimos retratação”

– A Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR)

“Um ato de terrorismo contra o produtor rural, sem embasamento teórico e científicos generalizando com extremismo uma minúscula parte de produtores que não possuem embasamento, assim como a liberação de novos defensivos, apenas criticam mas não vêem que a maior porcentagem são produtos biológicos”

-AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina

“Lembre-se Maçã, Leite não brotam na gôndolas de supermercado, arroz, feijão, carne não é produzido através de mágica no supermercado! Respeitem a Agricultura, respeitem o produtor rural!”

AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina

Confira as notas na íntegra

Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR)

“O Vale do Ribeira produz bananas há aproximadamente um século e possuímos mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21% remanescentes de mata atlântica existentes no Brasil, sendo que 500 mil hectares estão em propriedades rurais.

Os agropecuaristas, entre eles os bananicultores, estão iniciando o maior projeto do Brasil de recuperação de matas ciliares, na bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape nos próximos 20 anos, vindo totalizar a quantia aproximada de 20.000 hectares.

O Sistema Produtor São Lourenço, localizado no Rio Juquiá, município de Juquitiba, abastecerá a população do extremo oeste da grande São Paulo e, também, da capital Paulista, com águas de qualidade do Vale do Ribeira.

As bananas cultivadas no Vale do Ribeira, são pulverizadas com fungicidas e não agridem o meio ambiente, pois os bananicultores seguem os rígidos padrões de qualidade do fruto e controle de fungos, através de prescrições contidas em receituário agronômico e fiscalização dos órgãos competentes.

Não se utilizam irrigação para o cultivo de bananas no Vale do Ribeira e possuímos a menor pegada de carbono entre as unidades produtoras até da grande São Paulo; produzindo sim, fruto de qualidade, com frescor, e sustentabilidade, respeitando o meio ambiente.

REPUDIAMOS VEEMENTE A NOTÍCIA VEICULADA NO PROGRAMA ZORRA TOTAL DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO POR NÃO ESPELHAR A REALIDADE PRODUTIVA DO VALE DO RIBEIRA E EXIGIMOS RETRATAÇÃO”.

AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina

“Em nome dos produtores de Maçã Brasileira à AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina  e demais produtores rurais brasileiros, repudiamos a exibição do episódio veiculado na Central Globo de Produção no dia 03/08/2019 através do programa “humorístico” Zorra que através do episódio “Sítio do Pica-Pau com Sequela” sátira ao uso de defensivos agrícolas, como se o que foi veiculado possa ser classificado como “Humor , Sátira, Sarcasmo” e sim um ato de terrorismo contra o produtor rural, sem embasamento teórico e científicos generalizando com extremismo uma minúscula parte de produtores que não possuem embasamento, assim como a liberação de novos defensivos, apenas criticam mas não vêem que a maior porcentagem são produtos biológicos! Repudiamos qualquer ofensa ao produtor rural feitas sem qualquer embasamento científico!

LEMBRE-SE MAÇÃ, LEITE NÃO BROTAM NA GÔNDOLAS DE SUPERMERCADO, ARROZ, FEIJÃO, CARNE, NÃO É PRODUZIDO ATRAVÉS DE MÁGICA NO SUPERMERCADO! RESPEITEM A AGRICULTURA, RESPEITEM O PRODUTOR RURAL!”

 O vídeo, produzido pelo Zorra Total, termina com um alerta para todo o país:

“290 agrotóxicos liberados só nos últimos sete meses no Brasil”

Texto e Reportagem

Márcio Ribeiro

Imagens Ilustrativas

https://outraspalavras.net/outrasmidias/

Pixabay

Fonte

https://www.registrodiario.com.br/

Contato

[email protected]

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações