Aceitaria escrever um artigo de 500 palavras por seis reais?

Aceitaria escrever um artigo de 500 palavras por seis reais?

06/07/2021 0 Por jotafagner

Há alguns anos, eu estava procurando emprego desesperadamente. Os trabalhos freelancers haviam desaparecido, emprego com carteira assinada só em central de telemarketing e as contas não paravam de chegar. Me arrisquei no call center durante uns três meses, mas o salário mal dava para pagar o aluguel.

Para minha sorte, as oportunidades de trabalhos freela começaram a reaparecer timidamente. Aos poucos, a situação foi melhorando e, no momento, tenho me virado relativamente bem. Até já tinha esquecido para quantos lugares havia enviado currículo. Eis que, mais de seis meses depois, me chega a resposta de um daqueles e-mails.

Numa mensagem muito cordial recebi a proposta de escrever uma média de 4 artigos diários, ao preço de 6 reais cada um. Sim, você leu corretamente. Não é a primeira vez que isso acontece, mas fiquei impressionado do valor não ter sofrido aumento significativo no meio da crise pela qual estamos passando.

Mas veja bem, essa é, segundo o e-mail/proposta, uma oportunidade tentadora:

(…) não existe cota máxima, vc pode produzir quantos textos a mais conseguir; nossos atuais redatores enviam em média 8 textos de 500 palavras por dia, recebendo em média R$ 1.200,00 por mês

Que tipo de texto alguém produz tendo que escrever oito artigos diários? Eu realmente gostaria de saber. Só uma dica para quem quiser me enviar e-mail com alguma proposta: não usem abreviaturas do tipo “vc”. Essa informalidade mostra, ao menos para mim, total falta de comprometimento com o trabalho.

Essa ideia de ficar cozinhando texto pode ser um bom exercício de redação para quem está começando, mas o uso constante desse recurso empobrece o conteúdo, deforma o estilo e limita a criatividade.

Se você está no aperto e pensa em aceitar uma promessa parecida, cogite a possibilidade de criar seu próprio blog. Use o tempo que levaria para escrever esses oito artigos diários para criar um texto com conteúdo significativo para o seu blog. Em três meses já estará tendo algum retorno com programas de afiliados, adsense e venda de conteúdo exclusivo.

Pense nisso.

*Escrevi esse texto há alguns anos para o meu antigo blog, ao perceber que ele havia sido copiado por diversas pessoas sem que a autoria fosse creditada, resolvi republicar aqui.

José Fagner Alves Santos