Home O Garoçá Meio Ambiente Flagra: Beija-flor é fotografado com carrapato na cabeça

Flagra: Beija-flor é fotografado com carrapato na cabeça

Flagra: Beija-flor é fotografado com carrapato na cabeça
0

 

Uma sorte no clique e um capricho na fotografia proporcionou uma imagem rara, feita na mata da Serra dos Itatins, em Peruíbe/SP.

Trata-se do registro de um carrapato sugando o maior beija-flor da Mata Atlântica que, apesar de seu tamanho, com mais de 16 centímetros e 10 gramas de peso, encontra-se ameaçado de extinção.

O beija-flor estava descansando em um pequeno galho e não se intimidou com a presença do fotógrafo e de outras pessoas que andavam na mata, sendo que, algumas ficaram preocupadas com a saúde da ave.

Segundo o biólogo e ornitólogo Bruno Lima, as aves possuem parasitas, como carrapatos e ácaros e, por isso, a ave não corre riscos. “Se houvesse uma infestação, ele certamente estaria correndo risco de morte, devido a perda de sangue, o que também ocorre com qualquer outro animal infestado”, falou ele.

dscn7217

O Beija-flor-rajado (Ramphodon naevius) é endêmico da Mata Atlântica e ocorre nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, até o Rio Grande do Sul.

Reportagem e fotos: Márcio Ribeiro

Postagem: O Garoçá

Todos os direitos reservados – Outubro de 2016

tags:
Márcio Ribeiro Sou Jornalista, Guia de Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e Guia de Birdwatching. Sou um caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou um dos fundadores do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para O Garoçá, Editoria Livre e para a Revista Editoria Livre.

Deixe uma resposta