2º Festival do Inusitado promove cultura e transformação nas comunidades periféricas
Nos dias 26 e 27 de maio, o Museu do Inusitado, em São Paulo, promove o 2º Festival do Inusitado, realizado no Jardim Capelinha. Este evento cultural celebra a arte e a cultura das periferias, oferecendo uma rica programação que inclui arte visual, música, poesia e diversas outras manifestações culturais.
Os participantes poderão desfrutar de uma horta comunitária, piquenique literário, batalha de rap, a realização de obras de grafitti feitas por vários artistas (grafitaço), e a apresentação da banda sinfônica de crianças da EMEF Zacaria, com a presença de 45 grafiteiros, 40 músicos, DJs e colaboradores. No dia 27, ainda haverá exames de saúde como medição de pressão e glicose, além de atendimento psicológico e jurídico, promovido pelo Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial Sul (CRPIR Sul).
O evento foi aberto no dia 5 de maio, com um festival de rap realizado por vários artistas e agora segue sua programação nos dias 26 e 27 do mesmo mês.
Localizado entre os bairros Capão Redondo e Jardim São Luís, o Museu do Inusitado é um espaço dedicado à promoção e valorização da cultura da periferia. Fundado com a missão de ser um verdadeiro ateliê artístico, o museu busca proporcionar momentos de troca e aprendizagem, pautados na tradição, oralidade e ancestralidade. O local se destaca por ser um ponto de encontro para artistas locais, fortalecendo a identidade cultural e promovendo a inclusão social através da arte. Para a realização do evento, a instituição conta com o apoio da FKG (Frankenstein Gang) e da Batalha dos Bons pelo rapper Notórios Buga, produção Mc Android, destacando a importância da colaboração comunitária como nutricionista Edmara, Oswaldo, da Fábrica de Cultura, comércio de Tintas Leme, Mateus favela, Zé Amaro, líder comunitário, Lide Salgados, Pizza Bruguni e apoio de vários outros comércios.
Depoimento dos organizadores e artistas
Lucas Souza Santos, conhecido como Lucker, expressa a importância do festival: “Como sou nascido e criado no JD. Capelinha e por ser de uma família que acompanhou toda a trajetória do bairro desde o começo, sabemos da importância da cultura, lazer e principalmente da Educação. Acreditando sempre nos 4 elementos do Hip-Hop, pensamos em dar continuidade em uma festa diversificada, com muita música, graffiti, scratch e performances.”
Erik Vinicius Pereira de Araújo, o Kire, reforça a missão do evento: “Estamos unindo artistas da região, muitos com dificuldades de articulação e sem condições de fazer apresentações e produções. Buscamos fortalecer essas pessoas e ajudar a profissionalizar suas carreiras.”
Luis Vitor, fundador do Museu do Inusitado, compartilha sua visão: “Nossa meta é mudar a realidade do bairro através da arte e da cultura. Acreditamos que ações contínuas e a força da comunidade podem diminuir a criminalidade e ajudar na redução de danos, como o problema de alagamento, que assola a região há mais de 40 anos”.
Notórios Buga, um rapper atuante na comunidade, destaca a importância do apoio mútuo: “É muito importante essas ações em nossas regiões, pois traz à tona visões de melhora tanto para os envolvidos como para o espectador que muitas vezes é carente de cultura, Lazer, conhecimento, direitos e deveres”.
Erik Vinicius Pereira de Araújo, o Kire, reforça a missão do evento: “Estamos unindo artistas da região, muitos com dificuldades de articulação e sem condições de fazer apresentações e produções. Buscamos fortalecer essas pessoas e ajudar a profissionalizar suas carreiras.”
Essas iniciativas culturais são cruciais para as comunidades periféricas, oferecendo não apenas entretenimento, mas também educação e conscientização. Elas promovem a inclusão, dão voz a novos talentos e inspiram mudanças positivas, fortalecendo o tecido social.
O festival também enfatiza o respeito e a igualdade, independentemente de gênero ou escolha social, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 26/05
10:00: Grafitaço no Museu
14:00 – 14:30: Horário de Organização
14:40 – 15:10: Gonçalves ZS
15:20 – 15:50: Amarelo Ouro MC
16:00 – 16:30: MSK
16:40 – 17:10: Notórios Buga
17:20 – 17:50: ManoPx
18:00 – 18:30: VersatiMob
18:40 – 19:10: MemaFita
19:20 – 19:50: Yque/Made In Lisa
20:00 – 20:30: Mano Android
20:40 – 21:10: Mano Aranha
21:20 – 21:50: UPrince
Dia 27/05
10:00 – 11:00 Horta Comunitário
13:00 – 14:00: Banda Sinfônica Fanfazaca
14:00 – 15:00: Piquenique Literário
15:00 – 15:45: Trovador
16:00 – 16:45: Bia & Dimitryus
17:00 – 17:45: FKG
Neste dia acontecerão atendimentos jurídico, psicológico e a realização de exames como medição de pressão e glicose.
Local: Rua Canuto Luiz do Nascimento, próximo ao número 175, Jd. Capelinha.
Entrada gratuita
Leia outras histórias
Sobre o autor
Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.