Livro dá voz às mulheres em meio à Guerra entre Rússia e Ucrânia
A Guerra entre Rússia e Ucrânia completa um ano no dia 24 de fevereiro e as consequências desse conflito ecoa em toda a população. Para dar voz às mulheres, o sociólogo Gustavo Gumiero lança o livro “Gritos da Guerra: o conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem”.
A obra, lançada pelo selo Referência da Editora Mostarda e disponível em formato impresso e digital a partir do dia 24/02, é resultado de um estudo sensível e contundente sobre a Guerra na Ucrânia, com depoimentos de mulheres que enfrentaram e ainda enfrentam os horrores da guerra, que já dura um ano.
Gumiero esteve na Ucrânia dois meses antes da invasão russa. E, mesmo com o conflito em andamento, decidiu viajar para a Rússia e ao invés de dedicar-se ao turismo, passou a colher depoimentos de ucranianas, russas e bielorrussas. Sua própria experiência, o que viveu e como encontrou a Rússia em tempos de guerra estão retratados na obra.
“Como a guerra afetou a vida das mulheres foi o que procurei documentar nestas páginas. O conflito marcou e marcará definitivamente a vida daquela gente. Como elas reagiram, o que sentiram e sentem. Reuni seis histórias que, apesar de diferentes entre si, mostram como a guerra é perversa. Como me disse uma das mulheres com quem conversei: em uma guerra são as pessoas comuns que mais sofrem”, destaca o autor.
O sociólogo apresenta ao leitor ainda um retrato da história da Rússia que remonta às origens desse que é o maior país em extensão territorial do planeta. Traça ainda um perfil de seu líder, Vladimir Putin, que deu a si próprio status de czar.
“Gritos da guerra: o conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem” é uma oportunidade rara para que os leitores possam entender a guerra através da visão daqueles que a vivem diariamente e cujas histórias raramente estão na mídia.
Mestre e doutor em Sociologia, Gustavo Gumiero é mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Além de “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas e… atos”, lançado em 2022, é autor de mais quatro obras e tem ainda centenas de artigos publicados em diversos jornais do Brasil.
Leia outras histórias
CE: Museu da Imagem e do Som realiza curso online de cinema
ExpoCatólica 2017 atinge meta de estar mais voltada aos negócios
Cidade Delas: mulheres brasileiras empreendedoras com sucesso nos EUA
Mundo do Circo de SP faz homenagem às mulheres em março
Salvador Dalí: o gênio na Pauliceia
Na semana de abertura da Copa, FAEP promove evento sobre importância do esporte
Jair Bolsonaro visita Peruíbe, come pastel e é alfinetado pelo prefeito
Começando a planejar a vida intelectual #PEDAblogBR
Sobre o autor
Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".