IEZ tem projeto aprovado no IPA para trabalhar com o lixo internacional

O Instituto Ernesto Zwarg acaba de aprovar mais um projeto no Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins. Agora, além do projeto Juréia audiovisual, que está em andamento, a instituição vai desenvolver o projeto “Mapa interativo: O Lixo internacional no Mosaico Juréia-Itatins”, aprovado recentemente pelo Instituto de Pesquisas Ambientais – IPA, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo estadual.

O projeto tem como objetivo constatar a presença do lixo marinho de procedência internacional que acosta nas praias do Mosaico. Serão efetuadas saídas de campo para identificação e coleta do material, triagem dos resíduos, estudo quantitativo e qualitativo, identificação do tipo e finalidade de resíduo, procedência/país de origem, local de aporte no ecossistema costeiro e pesquisa.

Após o levantamento dos dados, um mapa interativo em formato digital será elaborado para tentar criar uma reflexão sobre o impacto do descarte irregular de lixo e as consequências para o ambiente marinho, principalmente nas áreas especialmente protegidas.

O objetivo é produzir um instrumento de educação ambiental que conscientize a sociedade civil sobre a problemática do lixo marinho e os impactos do aporte desse material proveniente de locais longínquo, por meio de uma perspectiva global, multidimensional e interligada, em um local que é um dos maiores remanescentes do bioma mata atlântica, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera.

A notícia foi comemorada pelos membros do Instituto que estão contando as horas para o início dos trabalhos e colaborar, como for possível, para a preservação da Juréia:

“Fiquei muito feliz com a aprovação do projeto, teremos a oportunidade de, além de colaborar com a preservação da EEJI, fomentar um debate importantíssimo sobre a globalização do lixo e os efeitos da produção e do consumo exacerbado.”

-Pedro Delázari, diretor operacional do IEZ e um dos autores do projeto

Instituto Ernesto Zwarg – IEZ

O Instituto Ernesto Zwarg é uma instituição cultural não governamental, voltada aos assuntos relacionados ao meio ambiente, e que promove a educação ambiental, a preservação da natureza e a valorização das culturas caiçara, indígena e quilombola, apregoando o pacifismo, o direito à paisagem no exercício de ir e vir e de ir e ver, defendendo o crescimento sustentável e racional e a valorização do ser humano integrado ao meio ambiente, consoante as disposições constantes em seu Estatuto, elaborado com fundamento nas ideias e ideais do ambientalista Ernesto Zwarg.

Texto: Comunicação Instituto Ernesto Zwarg

Foto: Márcio Ribeiro

Contato: [email protected]

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações